Aprovados nas Etecs buscam ascensão profissional

Estudo é do Relatório Socioeconômico do Vestibulinho para o 1º semestre de 2011

qua, 26/01/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Ao serem questionados sobre a razão de prestar o Vestibulinho para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), 33% dos candidatos responderam ter como objetivo facilitar a ascensão profissional. Esta pergunta integra o Relatório Socioeconômico do Vestibulinho para o 1º semestre de 2011, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza. O questionário no qual se baseia o Relatório é de preenchimento facultativo. 

Dos 81.566 aprovados no Ensino Técnico e Médio que responderam à pesquisa no ato da inscrição, 30% buscam melhorar o seu desempenho profissional, 17% estão interessados em uma formação mais específica e 12% querem aumentar o conhecimento na área. As opções “preciso de um título profissional de nível técnico” e “por ser um curso gratuito” representam 3% cada.

Dos 62.404 candidatos a uma vaga do Ensino Técnico, 49% não trabalham; 28% atuam fora da área escolhida no Vestibulinho; 13% já atuam na área do curso; 8% estão desempregados, desses 6% já trabalharam na área do curso e 2%, não.

“Se você não tem diploma, nem experiência profissional fica muito difícil conquistar uma vaga no mercado de trabalho. O desemprego entre os jovens é duas vezes maior do que com as pessoas maiores de 30 anos”, explica Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Entre os formandos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), a empregabilidade é de 73%.

Do total de candidatos aprovados para cursos técnicos nas Etecs, 34% têm entre 18 e 23 anos, e 33% têm até 17 anos. No Ensino Médio, 99% dos 19.162 aprovados têm até 17 anos.

Inclusão social

O levantamento mostra ainda que as Etecs desempenham um papel importante na inclusão social no Estado. Mais de 70% dos aprovados neste último Vestibulinho vieram da rede pública de ensino.

Desde 2006, o Sistema de Pontuação Acrescida beneficia candidatos afrodescendentes (com bônus de 3% nas notas) e oriundos do ensino público (10% de acréscimo). Se o candidato estiver nas duas situações, acumula 13%. Neste último Vestibulinho, 28% dos aprovados se declararam afrodescendentes e 24% receberam os 13% de bônus.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza