Aprovado curso de pós-graduação do IZ ao nível de mestrado

Mestrado iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2009

sex, 08/08/2008 - 19h28 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), recebeu a aprovação da proposta para o curso de pós-graduação no IZ (PG-IZ) ao nível de mestrado – Stricto Sensu – em “Produção Animal Sustentável”. O mestrado iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2009, com duração média de dois anos.

O curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) durante a 102ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC), ocorrida no período de 21 a 25 de julho de 2008.

Com o empenho do corpo técnico de pesquisadores científicos, o IZ elaborou um curso de mestrado, coordenado pela pesquisadora, doutora Maria José Valarini, que obteve a recomendação da CAPES, sendo que no próximo ano já estará com as vagas abertas para inscrição e seleção dos alunos. “A expectativa é que sejam abertas até 28 vagas no primeiro ano”, diz a pesquisadora.

A coordenadora da PG-IZ explica que o curso em “Produção Animal Sustentável” envolverá três linhas de pesquisa “Seleção para Produção”; “Nutrição e Alimentação”; e “Bem-estar Animal e Segurança Alimentar”.

“O IZ pretende capacitar profissionais na área zootécnica, ao proporcionar conhecimentos com vistas à produtividade, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades”, relata a pesquisadora Valarini.

Ela ressalta ainda que o curso propiciará atuar na formação de recursos humanos especializados com a chancela da CAPES, um órgão de reconhecida competência nacional e internacional  em ensino superior.

Para a PqC Valarini, isto trará uma nova “oxigenação” científica ao corpo de pesquisadores do IZ, em tempos difíceis de redução do quadro técnico. “Embora de bases acadêmicas sólidas, a Pós terá um viés tecnológico, comprometido com o setor produtivo e o meio-ambiente”, afirma a coordenadora.

“Esta é mais uma conquista de nossa instituição através de pesquisadores comprometidos com o sucesso e valorização dos projetos de pesquisas desenvolvidos no IZ, que geram tecnologia agropecuária ao produtor rural, alcançando a satisfação do consumidor final – a população –”, destaca o diretor do IZ, Paulo Bardauil Alcântara.

Neste primeiro momento serão elaborados os programas e seus respectivos orientadores para cada área de concentração de estudo, dentro da Instituição. O corpo docente qualificado será formado por pesquisadores científicos do IZ, que possuem doutorado e pós-doutorado em Zootecnia, Veterinária e Agronomia.

 Do Instituto de Zootecnia

C.M.