Aprovada PPP para compra de trens da CPTM

Decisão é do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo

ter, 09/09/2008 - 20h31 | Do Portal do Governo

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (09/09) no Palácio dos Bandeirantes, o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo aprovou a realização dessa modalidade de compra de trens para a Linha Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Itapevi à Estação Júlio Prestes na região central da capital.

Serão 288 vagões, que formam 36 composições, sendo 12 reformadas e 24 totalmente novas. Para o vice-governador Alberto Goldman, presidente do conselho, a compra de novos trens será importante para beneficiar os 334 mil usuários diários dessa linha. “O objetivo é transformar essa linha em um metrô de superfície em termos de rapidez e conforto”, disse.

O próximo passo para a PPP é a realização de audiências públicas.

Modernização

Além dessa PPP para compra de novos trens, o projeto de modernização da Linha Diamante executado pela CPTM inclui reformas das estações Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes, Comandante Sampaio, Eng° Cardoso, Jandira e Imperatriz Leopoldina.

A estimativa da empresa é que, até 2010, o intervalo entre trens no horário de pico caia de 9 para 5 minutos, a oferta de lugares aumente de 20 mil para 34 mil por hora/sentido, e o número de usuários em dia útil suba dos atuais 334 mil para 422 mil.

Da Secretaria de Desenvolvimento

C.M.