Aprovada a criação da Investe São Paulo

Projeto do governador José Serra foi aprovado na terça pela Assembléia Legislativa

qua, 13/08/2008 - 9h02 | Do Portal do Governo

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira, 12, projeto de lei de autoria do governador José Serra que prevê a criação da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a Investe São Paulo. A instituição nasce com o objetivo de promover e executar políticas que contribuam para a atração de novos investimentos, nacionais ou internacionais, para o Estado. Agora, a lei volta às mãos do governador que deve sancioná-la.

Focada no incentivo, na orientação e na facilitação do acesso ao governo, a iniciativa vai aumentar a competitividade da economia paulista. Atualmente, tanto o empresário estrangeiro quanto o nacional que pretenda realizar um novo empreendimento ou uma expansão, enfrentam dificuldades no diálogo com o governo estadual devido à falta de uma entrada única para suas solicitações.

Hoje, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento é a porta de entrada do investidor, porém, com a criação da agência de investimentos, que será ligada à pasta, o empreendedor terá um local único e específico onde poderá obter as informações necessárias para tomar suas decisões de investimento. 

A Investe São Paulo vai receber o investidor e promover a articulação entre o público e o privado, fornecendo informações e dados atualizados, auxiliando o empreendedor na busca pelas melhores oportunidades de negócios no Estado.

Também fará parte das atribuições da agência estimular a expansão das empresas já instaladas em São Paulo, através da melhoria do ambiente de negócio e das condições de aumento da competitividade, tanto no que se refere à infra-estrutura quanto à tecnologia e inovação.

A agência também vai auxiliar os municípios paulistas no atendimento ao investidor e no desenvolvimento de ambientes de negócio. Vai ainda estabelecer intercâmbios com outras agências, agentes financiadores, de fomento e outros organismos nacionais e internacionais que tenham o mesmo objetivo que o seu. 

Mariana Garbin com Secretaria de Desenvolvimento

(I.P.)