Aprovação de lei é vitória sem precedentes, diz secretário

Para Luiz Roberto Barradas, proibição em ambientes fechados segue tendência mundial

ter, 07/04/2009 - 21h45 | Do Portal do Governo

A lei estadual que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo, aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, é um marco na história do estado e uma vitória sem precedentes da saúde pública no Brasil. A opinião é do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Segundo Barradas, a nova legislação segue uma tendência mundial, já adotada em cidades como Paris, Nova York, Londres e Buenos Aires, dentre outras. “As pessoas irão se adaptar à lei da mesma forma que se adaptaram, ao longo dos últimos anos, à proibição do cigarro em locais como cinemas, teatros, shoppings centers e aviões. Trata-se de uma questão de mudança de hábito, e neste caso em favor da saúde da maioria da população, que não fuma”, diz o secretário.

Barradas alerta ser fundamental que os espaços fechados sejam cada vez mais protegidos do cigarro, contribuindo, assim, para prevenir o fumo passivo, porque as pessoas que não fumam também podem ter complicações de saúde por inalar a fumaça dos derivados de tabaco.

Com a regulamentação da lei, diz o secretário da Saúde, haverá fiscalização rigorosa dos espaços públicos fechados na capital e no interior por parte da Vigilância Sanitária Estadual, que terá seus agentes capacitados para realizar, inicialmente, uma campanha educativa junto aos proprietários e, posteriormente, aplicarão as multas previstas aos estabelecimentos que descumprirem as regras. “Acredito que a própria população irá auxiliar nesta fiscalização. Há muitos fumantes, inclusive, que são contrários ao consumo de cigarros em ambientes fechados”, conclui.

Da Secretaria da Saúde