Aprovação de estudantes dos cursinhos da Unesp em vestibulares registra aumento

Quase 1,5 mil alunos foram classificados em processos seletivos de 2010, resultado 6,4% maior do que em 2009

ter, 29/06/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Dos 4.586 estudantes dos cursinhos organizados por alunos da Unesp, 1.480 foram classificados este ano nos principais processos seletivos das universidades públicas e privadas. No ano passado, foram aprovados 1.183 alunos, número 6,4% menor do que o registrado em 2010. O resultado foi apresentado durante o IV Seminário de Cursinhos Pré-Vestibulares, realizado na terça-feira, 22, na Reitoria, em São Paulo, pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Desde 2006, ano do primeiro seminário, os cursinhos ampliaram suas vagas. A porcentagem de aprovados também aumentou. Nesse ano, dos 2.385 alunos, 401 foram aprovados, o equivalente a 17%. Em 2007, dos 3.936 candidatos, 824 conseguiram colocações nos vestibulares, ou seja, 21%. Em 2008, eram 4.156 vagas, com aprovação de 25%, cerca de 1.050 estudantes. E no ano passado, já com as atuais 4.586 vagas, foram classificados 1.183 alunos, um índice de aprovação de 26%.

Presente em 30 das 33 unidades da Unesp, o projeto Curso Pré-Vestibular: Iniciativa de Alcance Social é oferecido gratuitamente para alunos da rede pública de ensino e de baixa renda, preparando-os para os exames vestibulares de universidades públicas e particulares. As aulas são dadas pelos próprios estudantes da Unesp. “Essa iniciativa tem um caráter de política de inclusão, pois possibilita ao aluno de baixa renda se preparar melhor para os exames”, explica o professor Elias José Simon, diretor-presidente da Vunesp, fundação responsável pela realização dos vestibulares da universidade. “Além disso, os estudantes participantes como professores têm uma formação diferenciada. Ensinar é a melhor forma de aprender.”

Segundo a pró-reitora de Extensão, Maria Amélia Máximo de Araújo, o apoio institucional e financeiro da Proex, por meio de bolsas para os estudantes-professores, auxilia na compra de materiais, como apostilas, e equipamentos. “Com os resultados positivos alcançados, criou-se uma competição saudável entre os cursinhos, que buscam aumentar os alunos aprovados. Também é preciso destacar o envolvimento e entrega de professores e estudantes da universidade por esse projeto”, diz ela.

O projeto recebe apoio do governo estadual por meio de um convênio, que contempla 26 cursinhos com 386 bolsas, além de recursos para a manutenção e ampliação da infra-estrutura. Quatro iniciativas mantêm convênio com prefeituras. É o caso do CUCA (Curso Unificado do campus de Araraquara).

Análise eletrônica

Com a ampliação de vagas e da procura, os cursinhos precisaram criar ferramentas de gestão. O cursinho Ideal, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente, desenvolveu um programa de computação para inscrições on-line. O software automatizou também o processo de seleção dos candidatos às trezentas vagas oferecidas. No momento da inscrição, o interessado deve fornecer dados socioeconômicos, que, após, a entrega dos documentos de comprovação, são convertidos em notas e somados, apresentando a classificação. Por exemplo: o número de irmãos, nível escolar dos pais e a renda familiar recebem diferentes pontos.

O programa foi feito pelos coordenadores do cursinho com auxílio de um técnico em informática, segundo a estudante Fernanda Bomfim Soares, uma dos três coordenadores. “No ano passado, tivemos 1.160 inscrições, e o software nos auxiliou muito. Automaticamente, ele fornece os classificados e já os separa nas turmas noturnas e diurnas.”

O cursinho GeraBixo, do câmpus de Sorocaba, também elaborou um banco de dados, que fornece tabelas com os dados dos inscritos. O programa foi desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, segundo o professor José Arnaldo Roveda, coordenador do cursinho. “Esse banco nos permite acompanhar os alunos desde o momento da inscrição até o fim do ano”, diz. “E até o fim de agosto, disponibilizaremos uma versão do software para todos os cursinhos interessados”. O Gera, como é conhecido, tem 100 vagas e uma procura de mais de 500 inscritos.

Da Unesp