Apresentações da USP marcam ações de reconstrução em São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga volta a receber turistas após as enchentes do início do ano.

sáb, 03/04/2010 - 9h26 | Do Portal do Governo

O Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp) e a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realizam, neste sábado (3 de abril), concertos no coreto da Praça da Matriz em São Luiz de Paraitinga. As apresentações fazem parte da celebração do Sábado de Aleluia na cidade e marcam as ações de reconstrução e os acordos de cooperação estabelecidos entre a Prefeitura do Município e a USP. Esta é a primeira vez que São Luiz do Paraitinga voltará a receber turistas após as enchentes do início do ano.

 

A partir das 16 horas, o CoralUSP abre o evento, sob regência de André Juarez. Uma hora depois, a OSUSP apresenta “Dominó Sinfônico”, regido pela maestrina Ligia Amadio. Uma missa campal será celebrada às 19h e a partir das 22h, o tradicional bloco carnavalesco Pé na Cova irá guiar o cortejo para a malhação do Judas. Às 23h, haverá um show do cantor Marcelo Téo, também no coreto.

 

USP e Unesp ajudam na reconstrução

 

Além das celebrações da Semana Santa, duas das três universidades estaduais estão participando do processo de reconstrução do município.

 

A USP criou uma comissão formada por professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Escola Politécnica que visita o município freqüentemente e realiza reuniões com a equipe da prefeitura para elaborar um relatório sobre a enchente. Com base neste relatório será decidido um plano de ação para toda a bacia do rio Paraitinga, com o objetivo de minimizar os danos provocados pelas cheias e proteger a cidade de possíveis alagamentos.

 

Além disso, USP e a prefeitura de São Luiz do Paraitinga firmaram um acordo voltado para aspectos culturais, de apoio técnico e desenvolvimento de pesquisas na cidade e seus arredores. O plano estabelece que, nos próximos meses, uma equipe multidisciplinar de vinte estagiários da USP trabalhe no apoio ao planejamento de projetos na região e que sejam desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão na área para professores interessados. Também está prevista a criação de um local permanente para sediar essas atividades no município. 

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou o “Grupo Gestor de Atividades da Unesp Voltadas à Reconstrução e Desenvolvimento do Município de São Luiz do Paraitinga – SP”, formado por professores, pesquisadores, alunos e técnicos. A equipe  trabalha em diversas frentes de apoio ao município, além de acompanhar as medidas emergenciais para conter deslizamentos e promover a limpeza da cidade.

Entre as ações estão o desenvolvimento e acompanhamento de projetos de restauro, assessoria técnica no desenvolvimento social e econômico, novas tecnologias para a construção de edifícios, programas de saúde pública – com especial atenção para problemas psicológicos gerados pelo trauma da enchente -, e assessoria jurídica para a defesa dos Direitos Públicos e Privados em relação à reconstrução, restauro, modificação do patrimônio arquitetônico. A universidade também promove ações na área do meio ambiente e serviço social. Além disso, o Grupo desenvolveu um plano de turismo sustentável para o município.

O Centro de Documentação e Memória da Unesp também realiza o trabalho de registro histórico, com o objetivo de recuperar acervos e documentação dos órgãos públicos municipais e recolher e organizar notícias, depoimentos e documentos sobre o evento das enchentes.

Vale ressaltar que o Plano Diretor Participativo do município, aprovado em 15 de dezembro, é resultado do trabalho de extensão de autoria do professor de arquitetura da Unesp, Sampaio Alves, juntamente com a população local. O Plano Diretor foi utilizado para o levantamento dos imóveis destruídos pela enchente.