Apresentação no terminal Jabaquara lembra os 99 anos da Imigração Japonesa

Grupo Himawari Taiko fará apresentação musical com instrumento típico

sex, 15/06/2007 - 20h35 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 18, os usuários que circulam pelo Terminal  Metropolitano Jabaquara poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura milenar do Japão. Em comemoração aos 99 anos da Imigração Japonesa, o grupo Himawari Taiko fará uma apresentação musical, a partir das 18 horas, na plataforma A.

Esta é mais uma iniciativa do “Arte nos Terminais”, parceria da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, gerenciadora do transporte intermunicipal e da Concessionária Metra, operadora do Corredor São Mateus-Jabaquara.Cerca de 10 jovens percussionistas de 14 a 28 anos do grupo Himawari Taiko tocarão os taikos (pronuncia-se taikô), que significa “tambor grande”.

O taiko é um instrumento feito artesanalmente e tocado em festivais folclóricos, homenagens, inaugurações e outras ocasiões especiais, pois é tido como símbolo divino que traz bons pensamentos, resultados, vida eterna etc.A performance será realizada no estilo “Kawasuji Daiko”, introduzido no Brasil em 2002, onde além de tocar o instrumento, os integrantes do grupo fazem coreografias.

Grupo Himawari Taiko

Criado em junho de 2000 por admiradores da cultura japonesa, o Himawari Taiko foi considerado o grupo mais participativo do Brasil neste gênero, pois realizou apresentações com o taiko em eventos e programas de televisão em várias regiões do país com o intuito de divulgar as tradições e costumes da cultura, muito preservados no Japão, mas com algumas influências da cultura ocidental.

Em 2008, o Himawari Taiko participará do evento de comemoração do centenário da Imigração Japonesa, no Anhembi, onde estarão reunidos mil percussionistas.

Serviço:

Dia da Imigração Japonesa – Apresentação do Grupo Himawari Taiko

Data: 18/06/07

Horário: a partir das 18h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira nº 2.051- Jabaquara – São Paulo –  SP, ao lado do Terminal Rodoviário do Jabaquara, de onde partem ônibus para a Baixada Santista.

Da EMTU