Apresentação de variedades de tangerina será na Semana da Citricultura

nd

ter, 08/05/2001 - 18h11 | Do Portal do Governo

A apresentação de 20 novas variedades de tangerina será realizada na 23ª Semana de Citricultura durante os dias 4 a 8 de junho no Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM) do Instituto Agronômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Diferente do que foi divulgado, o IV Dia da Tangerina que acontece no próximo dia 10, será um espaço para discussão entre produtores, técnicos e pesquisadores sobre as novas tecnologias do setor. ‘Nesta edição, pretende-se difundir entre os produtores técnicas de colheita, classificação, embalagem e comercialização que valorizem o produto e dêem ao produtor a oportunidade de obter melhor retorno no mercado interno e externo’, explica Rose Mary Pio, pesquisadora do Centro de Citricultura e coordenadora do evento.

São Paulo tem plantados, segundo dados do IEA, 220 milhões de pés de citros sendo 9,1 milhões de tangerinas que produzem de 20 milhões de caixas (40,8 kg), destacando-se a Ponkan com 65% do total. O Estado é o maior produtor nacional de citros e a maioria dos seis mil pomares de tangerinas são de pequenos e médios agricultores.

Para difundir as novas tecnologias entre os produtores, serão mostradas novas variedades de tangerinas que apresentam maior tolerância à doença Clorose Variegada do Citrus (CVC). A pesquisadora conta que a fruta é utilizada na indústria para fazer misturas de sucos, atingido uma determinada cor e sabor apreciado pelo paladar do consumidor nacional.

Além de viável para a indústria, cerca de 80% das tangerinas são aproveitadas como fruta de mesa. Por essa razão o evento vai discutir as formas corretas de colheita, cuidados especiais no manuseio e embalagens. ‘O pequeno agricultor que já produz frutos de qualidade, agora está se preocupando mais com a apresentação, para que obtenha valorização de seu
produto’, conta Rose Mary Pio.

Outro destaque do evento de Cordeirópolis será o plantio de variedades de tangerina sem sementes ainda pouco difundido e que obtêm maior preço no mercado. Porém, a pesquisadora salienta a necessidade de cuidados específicos por parte do produtor, como planejamento de plantio, manejo e tratos adequados para que não haja polinização de variedades vizinhas.

Para atingir um nível de qualidade internacional e conseguirem sucesso com a venda para países estrangeiros, Rose Mary Pio, aponta a necessidade dos agricultores se unirem e organizarem para fortalecerem o setor e atingir novos mercados. Esse tema também é um dos focos de discussão do IV Dia da Tangerina.

No ano passado cerca de 200 pessoas estiveram presentes no Centro de Citricultura para discutir e trocar experiências sobre a Tangerina. Empresas do setor também participarão para divulgar seus lançamentos e atender ao público visitante.

O Centro de Citricultura Sylvio Moreira fica na Rodovia Anhanguera, km 158 em Cordeirópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 546 1399.