Aprendiz Paulista auxilia alunos das Etecs a ingressarem no mercado de trabalho

Jovens de 14 a 24 anos participam gratuitamente do programa

qui, 16/06/2016 - 20h31 | Do Portal do Governo

Para ajudar os estudantes, entre 14 e 24 anos de idade, dos cursos técnicos (Etecs) do Centro Paula Souza na busca por um trabalho compatível com os cursos que estão fazendo, o Governo do Estado de São Paulo conta com o Programa Aprendiz Paulista.

Gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, a proposta do programa é ser um intermediário gratuito entre alunos em busca de uma oportunidade para colocar em prática seu conhecimento técnico, e empregadores em busca de profissionais aprendizes, aptos a preencherem as vagas ofertadas.

Como participar
Para participar o aluno deve se cadastrar no site do Programa, criar login, senha e informar os dados solicitados. Desse modo os empregadores terão acesso ao seu perfil e podem convocar para processos seletivos os alunos cujo perfil atenda às expectativas.

Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, Carteira de Trabalho e, se possível, PIS.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito no site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas no sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

A lei 10.097/00 junto com o Decreto 5598/05 determina que empresas de médio e grande porte devem destinar de 5% no mínimo a 15% de suas vagas a aprendizes, entre os trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

A contratação do aprendiz não é feita em regime de estágio, e sim em regime CLT, através de um contrato especial por tempo determinado e registro em carteira profissional.

Vagas
O programa tem nesta semana 136 oportunidades para os jovens. Entre os destaques desta semana estão oportunidades para os cursos de Administração, Técnico em edificações e Mecatrônica.

Para se candidatar a essas e outras oportunidades, basta acessar o site do programa.

Do Portal do Governo do Estado