Aprenda jogos on-line pelo Conexão Esporte

Programa da Secretaria de Esportes permite acesso ao game de qualquer máquina com acesso à rede

ter, 29/01/2008 - 14h26 | Do Portal do Governo

Se você é daqueles que sempre se interessou por xadrez ou dama, mas não teve a oportunidade, a hora chegou. A Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia de Formação à Distância (IBTF) e apoio da Secretaria da Educação, lançou o programa Conexão Esporte que visa a agregar aprendizagem dos jogos de xadrez e dama e o desenvolvimento do raciocínio estratégico pela Internet.

Carlos Henrique Branco, vice-presidente do IBTF, diz que o Conexão Esporte está com 40 mil vagas abertas em todo o Estado de São Paulo. Para participar, basta ter acima de 12 anos e conhecimento de informática. As ações serão coordenadas por 290 professores (tutores) que serão responsáveis pelo que se fará em diversos municípios paulistas. Cada tutor será responsável por 200 alunos.

O Conexão Esporte poderá ser acessado de qualquer lugar (lan house, escritório, casa ou escola). Branco explicou que o ensino de xadrez e de dama aumenta o raciocínio lógico do aprendiz. “Ele fica mais atento, aprende a usar a inteligência de maneira mais eficiente e, no caso dos alunos, as matérias mais difíceis, como Matemática, tornam-se mais atraentes”.

A jornada é de 360 horas. O conteúdo foi desenvolvido por especialistas e professores em xadrez e dama. No curso de dama, o responsável é Lélio Marco Sarcedo, campeão brasileiro da modalidade (1971).

O programa também qualifica a atuação do docente, tornando-o multiplicador da proposta de ensino e atividade esportiva. Os professores coordenadores (tutores) poderão cursar Jogos, estratégia e integração de novas modalidades educacionais. O curso é ministrado pelo IBTF e “vale pontuação na carreira, pois conta como pós-graduação”, informa Branco. Na primeira etapa do programa, o professor fará cursos nos quais será inserido no contexto absoluto do programa, partindo posteriormente para o momento dedicado à captação de alunos.

O estudante matriculado terá acesso às aulas virtuais, jogos, simulações, textos e dissertações, além do acesso a materiais disponíveis para downloads, inserindo-os em comunidades virtuais. Branco explicou que na primeira fase, o aluno aprende a jogar com o computador. “Quando o aprendiz já estiver dominando o jogo, passará a jogar virtualmente com outro aluno do mesmo nível. Numa segunda etapa, estamos planejando com a Secretaria de Esporte realizar um grande encontro com os melhores alunos, no final do ano, com direito a torcida e juízes”, finaliza o executivo. As inscrições para os alunos terão início com o ano letivo das escolas estaduais. Já para os professores, o cadastro está disponível no site www.conexaoesporte.com.br, bem como todo o regulamento e os nomes dos municípios paulistas que participarão.

Xadrez e dama 

O jogo de dama era muito popular em Portugal no tempo da colonização. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, o príncipe regente d. João trouxe a modalidade para o País. O jogo tornou-se popular em todas as camadas sociais. O período de grande desenvolvimento foi a década de 60 do século 20. Em Belo Horizonte, em 1967, foi organizado o maior campeonato de jogo de dama até hoje no Brasil, reunindo mais de mil participantes.

O grande obstáculo surgiu para o jogo de dama brasileiro, em 1967, quando João Havelange, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CDB), que na época englobava todos os esportes amadores, qualificou-o de jogo de dama como mera recreação, desfiliando-o da CBD. Foi um atraso irreparável para a modalidade, pois somente em 19 de novembro de 1988 o jogo de dama voltou à condição de esporte no Brasil.

Outra curiosidade: somente em São Luís (Maranhão) é que se joga num tabuleiro de 100 casas, por causa da forte influência francesa e holandesa na região. Até os dias de hoje, a França e a Holanda são países que utilizam este tipo de tabuleiro.

Xadrez – O xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreacional e competitiva para dois jogadores. Também conhecido como xadrez ocidental ou xadrez internacional, para diferenciá-lo de seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século 15, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi. Segundo os historiadores, todos se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia, no século 6. Na atualidade, o xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência. Estima-se que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo sabem jogar xadrez. Destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais, que existem em 160 países. 

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial