Aprecie as 90 obras de arte contemporânea em estações do Metrô

Entre uma viagem e outra, o usuário pode aproveitar para fazer um roteiro cultural

seg, 02/08/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Quem passa todos os dias pelas linhas do Metrô já pôde notar que é grande o número de obras de arte nas estações. No total, são 90 obras, entre pinturas, murais, desenhos, instalações, esculturas e painéis. Entre uma viagem e outra, o usuário pode aproveitar para fazer um roteiro cultural.

Uma das esculturas de destaque é o “Memorial Armênia”, trabalho tridimensional de autoria de Josely Carvalho, localizado no jardim externo da Estação Armênia (Linha 1-Azul). A escultura é uma instalação permanente, feita com barro queimado à alta temperatura, vidro jateado e água, e foi inaugurada em 1995, ano em que se lembrava os 80 anos do genocídio armênio.

Outra obra interessante é o mural “Árvore Subterrânea”, instalado na Estação Sacomã (Linha 2-Verde) no início de 2010. A obra, do artista Alberto Nicolau, é um mosaico de 112m² todo construído com resíduos cerâmicos reaproveitados. O imenso painel é uma homenagem ao Jequitibá-Rosa transplantado pelo Metrô para a Praça Padre Lourenço Barendse, próximo da estação, tem inspiração na diversidade ambiental que existe na região de Sacomã e Vila Prudente e busca resgatar a ideia da reciclagem e otimização de recursos.

Monte seu roteiro cultural. Clique aqui e conheça o mapa da arte no Metrô.

Do Metrô