Após reforma, pronto-socorro do HC será o mais moderno do país

Serão investidos R$ 4 milhões na modernização, capacidade de atendimento vai triplicar

ter, 29/01/2013 - 18h54 | Do Portal do Governo

Terá início nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, a segunda fase de uma ampla reforma no pronto-socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – maior complexo hospitalar da América Latina. A reforma do Instituto Central irá modernizar e ampliar a assistência aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Serão investidos R$ 4 milhões na obra, que tem previsão de 12 meses para ser finalizada. A reforma multiplicará por três a capacidade de atendimento para pacientes muito graves, como vítimas de acidentes de carro e motocicletas, com politraumas. Serão criadas salas de ressucitação, com baias especiais e outros recursos avançados, tornando-o o mais moderno Pronto-Socorro do país.

“O prazo é 12 meses, mas vamos tentar encurtar. Com isso nós vamos triplicar o atendimento de trauma para casos graves e gravíssimos. Nós passaremos de duas para 12 salas, com equipamentos modernizados, banco de sangue, tomografia e toda parte de trauma”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Atendimentos durante a reforma

Para garantir o atendimento dos casos mais graves durante o período de reformas, o Hospital das Clínicas decidiu implementar o “Protocolo de Manchester”, que classifica com precisão, seis níveis de gravidade, identificadas por cores (branco, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, este último o mais grave). Em caso de classificação vermelha, por exemplo, o atendimento será imediato.

Os casos que não apresentam gravidade – e que são os mais frequentes – como gripe, diarreia, dores de cabeça e mal-estar, serão encaminhados para as cerca de 150 AMAs e unidades de pronto-atendimento, de acordo com a proximidade da residência do paciente.

Do Portal do Governo do Estado