Após duas semanas, 71 locais são multados pela lei antifumo

Fiscais visitaram 11.896 estabelecimentos; 25 multas foram aplicadas na capital e 46 no interior

sex, 21/08/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Após o segundo fim-de-semana de vigência da lei antifumo, o total de multas aplicadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon chegou a 71. Foram fiscalizados 11.896 estabelecimentos desde o dia 7 de agosto até domingo, 16. Os locais já adequados representam 99,4% do total. Dessas autuações, 25 foram registradas na capital, onde 4.309 locais foram visitados, e 46 no interior, onde a fiscalização esteve em 7.587 estabelecimentos.

Apesar do alto índice de adesão, ainda foram encontrados estabelecimentos que descumpriram a nova legislação. “É preciso ficar bastante claro para todos que a fiscalização não se restringiu apenas ao primeiro fim de semana ou aos primeiros dias da lei. A fiscalização continuará a ser feita diariamente e quem não estiver se adequando será autuado. Já temos 71 estabelecimentos multados”, afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.

Cerca de 500 fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon foram especialmente treinados para fiscalizar o cumprimento da lei. Eles farão blitze diárias, em diferentes horários, incluindo madrugadas.

A lei antifumo está em vigor desde o último dia 7 de agosto. A nova legislação proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas. A nova legislação alinha São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. Cidades como Nova York, Paris e Buenos Aires já adotaram com sucesso medidas similares. Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br