Após 33 anos navio turístico volta a atracar no porto de São Sebastião

O navio Island Escape permanecerá na cidade por um período de oito horas

seg, 19/01/2009 - 19h04 | Do Portal do Governo

O navio Island Escape, da companhia Island Cruises, com 1.350 passageiros a bordo, aporta amanhã no Porto de São Sebastião, como parte das comemorações do dia do padroeiro da cidade. Há 33 anos não atracava navios de turismo no Porto: o último foi o Anna Nery, em 1975.

A embarcação permanecerá na cidade por um período de oito horas, durante o qual os turistas contarão com diversas atividades organizadas pela prefeitura de São Sebastião e pelas operadoras turísticas locais. O programa inclui apresentação de grupos folclóricos, bandas, passeio ao Sítio Arqueológico, ao convento de Nossa Senhora do Amparo e às praias de Toque-Toque Pequeno, Arrastão e  Balneário dos Trabalhadores.

A visita do Island Escape é uma operação piloto da Companhia Docas de São Sebastião, órgão vinculado a Secretaria do Estado dos Transportes, em parceria com a Prefeitura Municipal, que visa desenvolver o turismo na região.

O projeto faz parte do Plano Integrado Porto-Cidade, lançado em 2007, que tem por objetivo o desenvolvimento do Porto de São Sebastião e prevê a implantação de infraestrutura para receber navios de grande porte para contêineres, veículos, etanol e off shore, a criação de uma estação para recepção de passageiros com um heliporto contíguo, além de envolver a expansão dos acessos rodoviários e dutoviário.

Segundo Frederico Bussinger, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, “o litoral norte tem um grande potencial turístico e o Porto de São Sebastião está se preparando, em parceria com a Prefeitura Municipal, para se tornar uma base para atendimento de toda a região e entrar na rota dos grandes navios de cruzeiros que hoje navegam pelo litoral brasileiro”.

 Da Secretaria dos Transportes