Após 30 dias do plantão especial, Cratod realizou 223 internações

Governador Geraldo Alckmin afirma que é um momento de esperança para as famílias

ter, 19/02/2013 - 12h19 | Do Portal do Governo



O governador Geraldo Alckmin divulgou hoje, 19, o balanço do plantão especial no Cratod (Centro de Referência de álcool, tabaco e outras drogas), que completou 30 dias nessa terça-feira. O anúncio foi feito durante a certificação de 18 empresas participantes do programa Selo Paulista da Diversidade.

– 
Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Desde o início do plantão, que conta com um juiz, um advogado e um representante do Ministério Público para avaliar a necessidade de internação compulsória ou involuntária de dependentes químicos, o Cratod recebeu 8171 telefonemas de orientação às famílias de todo o Estado de São Paulo. No mesmo período, foram feitos 1509 acolhimentos de dependentes químicos e 223 internações, das quais 206 voluntárias – fruto do convencimento do trabalho das equipes de saúde – e 17 involuntárias (que requer a participação da família).

“O balanço é muito positivo. É um momento novo, de esperança, trabalho conjunto com as famílias para o tratamento da dependência química e o novo plano de vida, o novo trabalho para os pacientes com as famílias”, salientou Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Familiares buscam ajuda no início do plantão especial no Cratod
Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos

O governador afirmou que todas as secretarias de Estado estão trabalhando para ampliar a oferta de tratamento ao dependente químico. “Estamos contratando mais leitos, porque a demanda é grande, mais comunidades terapêuticas e casas de acolhimento na área social, a secretaria da segurança trabalha no combate aos traficantes, a secretaria do trabalho, pois nós vamos acompanhar o paciente depois que tiverem alta para a sua inserção no mercado de trabalho”.

Assista ao vídeo da reportagem e saiba mais sobre o Cratod.

SERVIÇO
Plantão Cratod (Rua Prates, 165 – Bom Retiro – São Paulo – SP)
Segunda a sexta-feira, das 9h às 13h

Do Portal do Governo do Estado