Apoio tecnológico do IPT a pequenas empresas mostra resultados

Instituto é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Estado

ter, 18/01/2000 - 11h08 | Do Portal do Governo

Em menos de um ano, a empresa de reciclagem de plásticos Real Plast quadruplicou a produção, ampliou o número de funcionários de dois para 25 e ainda diversificou seus produtos. Este é apenas um dos resultados dos 98 casos beneficiados pelo ‘Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas’ (Prumo), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e esenvolvimento do Estado de São Paulo. A iniciativa, juntamente com o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), vem dando apoio tecnológico a empresas com até 100 funcionários.
Os dois programas têm apoio do Sebrae-SP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Alguns dos seus resultados foram apresentados no café da manhã com micro e pequenas realizado no IPT neste mês de janeiro. O próximo café da manhã acontece em fevereiro e deverá contar com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, José Aníbal.

Prumo
O Prumo facilita o acesso de micro e pequenas da área de plásticos a serviços indispensáveis para modernização e aumento da competitividade. A equipe técnica vai até a fábrica, nas unidades
móveis. Cada unidade conta com um pesquisador e um técnico, e é equipada para executar diversos ensaios e análises necessários ao aprimoramento operacional e à identificação de inovações tecnológicas que poderão trazer ganhos à produção daquela empresa.
Levantamento realizado em 20 empresas mostra que, como conseqüência do projeto, houve aumento de 29% no faturamento mensal, 16% no número de funcionários e 25% no volume de matéria-prima processada. Dessas empresas, 20% estão iniciando exportações para o Mercosul, 10% já conseguiram substituir totalmente as importações e 33% estão fazendo novos investimentos.

Exportação
A falta de competência tecnológica é um dos maiores problemas que impossibilitam as micro e pequenas empresas de exportar. O Progex é uma arma para contornar essa questão. Ele é dirigido às micro e pequenas empresas do Estado com potencial de exportação em alguns setores como artigos de cerâmica, produtos têxteis e vestuário, jóias e bijuterias, móveis e artigos de couro, entre outros. O objetivo é reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos.
O ponto de partida para adequar um produto à exportação é uma análise criteriosa. A partir disso, o Instituto propõe soluções para melhorar os processos industriais envolvidos e oferece apoio tecnológico para implementar as mudanças necessárias, adequando os produtos às
exigências das normas técnicas internacionais.
Pesquisa junto a sete das 35 empresas atendidas pelo Progex mostrou um crescimento de aproximadamente 400% nas exportações mensais, que passaram de US$ 61 mil para US$ 298 mil, como conseqüência do atendimento efetuado.

Mais informações e inscrições para encontros com representantes das micro e pequenas empresas:

Telefone: (0 XX 11) 3767-4741
Fax (0 XX 11) 3767-4050
E-mail: mjcoelho@ipt.br