Aplicativo informa desempenho de alunos da rede estadual

Pelo ‘Minha Escola SP’, estudantes e responsáveis podem conferir, por exemplo, o boletim escolar e a frequência

sex, 07/12/2018 - 15h44 | Do Portal do Governo

Pais e alunos da rede estadual de ensino podem acompanhar, pelo próprio celular, o desempenho durante o ano letivo, após o lançamento do “Minha Escola SP”. Diversos docentes estão em fase de registrar, na Secretaria Escolar Digital da Educação, os resultados dos estudantes, por meio da plataforma lançada em agosto deste ano.

Vale destacar que o sistema foi concebido para se tornar um canal de comunicação direto e gratuito com a rede. A iniciativa compila as principais informações dos estudantes na unidade de ensino, como boletim, registro de frequência e carteirinha estudantil, entre outras.

“Como a rede estadual é extensa, desejamos ouvir os estudantes e os servidores para ampliarmos o diálogo”, salienta o secretário de Estado da Educação, João Cury. De acordo com o responsável pela pasta, o objetivo é desenvolver uma estratégia para verificar os desafios e oportunidades existentes na rede.

Na fase inicial de implantação, o aplicativo está disponível para celulares e tablets com sistema Android. Desenvolvido pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), o serviço também permite que os usuários avaliem a merenda escolar do dia.

Classificação

Os alunos podem classificar a merenda e opinar se gostaram ou não do cardápio oferecido. Assim, os jovens contam têm uma enquete para a avaliação negativa ou positiva da refeição. Os dados são encaminhados às coordenadorias da Secretaria da Educação, que replanejarão os cardápios a partir das respostas.

A estudante Alícia Ornelas, da 3º série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antonio José Leite, tem a plataforma no telefone celular e já participa das avaliações. “Ficou muito mais prático para emitirmos nossos pontos de vista”, afirma.

A diretora da unidade de ensino, Kátia Yamamoto, ressalta que o sistema novo oferece facilidade à rotina escolar dos estudantes. “O aplicativo é útil pela interação dos pais e dos alunos com os servidores”, enfatiza.

“Estamos trabalhando em situações que sejam boas para todos. Devemos ouvir os alunos, para que possamos melhorar e construir a escola da melhor forma possível”, avalia o coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), Júlio Ramos.

Outra inovação proporcionada pelo “Minha Escola SP” foi a carteirinha estudantil digital, que vem com a fotografia, nome, série e unidade. Cada uma traz um QR Code para identificar o aluno dentro da rede. O documento pode ser visualizado sem a necessidade de conexão com a internet, após o acesso inicial.