Aplicativo criado na Unesp-Bauru reduz burocracia estatal

O software foi desenvolvido em parceria com a Microsoft, no Laboratório da Faculdade

qui, 05/02/2009 - 13h01 | Do Portal do Governo

Alunos da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, criaram programa de uso livre para se integrar ao sistema Troca de Informação em Saúde Suplementar, da Agência Nacional de Saúde. O software foi desenvolvido em parceria com a Microsoft, no Laboratório de Tecnologia de Informação Aplicada da Faculdade. Chamado de DocTiss, melhora a qualidade do atendimento no sistema Tiss, responsável pelo registro e intercâmbio de dados. O objetivo é padronizar os procedimentos entre prestadores de serviços e operadoras de planos privados de saúde.

A coordenação do trabalho foi do professor Eduardo Morgado, da Faculdade de Ciências. Participaram os alunos André Azevedo, do curso de Design Gráfico, Daniel Assad, Pedro Cavalca, Carlos Hisamitsu e Bianca Bertoni, de Sistemas de Informação. O projeto da Unesp foi desenvolvido no âmbito das novas resoluções normativas da ANS, que preveem a adequação das operadoras de planos de saúde ao padrão Tiss. Atualmente, as informações são cadastradas em fichas impressas antes de serem encaminhadas aos convênios.

O novo aplicativo pretende diminuir a burocracia que envolve o registro e o intercâmbio de dados administrativos e financeiros, tanto pelas empresas como pelos profissionais da saúde. O DocTiss trabalha integrado ao pacote de aplicativos Office 2007 da Microsoft e funciona como um plugin, pequeno programa de computador que adiciona funções especiais em outros maiores.

Após baixar e instalar o plugin, os profissionais da saúde só precisam preencher as guias médicas e enviar os arquivos pela Internet para a operadora do convênio. O próprio sistema faz automaticamente a troca eletrônica com base no padrão Tiss da ANS. O programa garante a autenticidade das assinaturas dos médicos de acordo com certificados digitais regulamentados pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Da Agência Fapesp