APL faz homenagem póstuma a Ruth Cardoso

Oradores lembraram que Ruth Cardoso desempenhou papel importante para valorizar a mulher

sex, 11/07/2008 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Academia Paulista de Letras realizou ontem uma sessão especial, para homenagear a memória da antropóloga e professora Ruth Cardoso, falecida no dia 23 de junho. Ao contrário das sessões ordinárias, realizadas sempre às quintas-feiras, à tarde, a de ontem foi aberta ao público.

O desembargador José Renato Nalini, presidente da entidade, lembrou que a homenageada havia sido lembrada recentemente como uma possível integrante da Academia. “Seria alguém ideal para aumentarmos o total de mulheres na APL”, disse o presidente.

Os diversos oradores que falaram na ocasião, todos acadêmicos, lembraram sempre o papel decidido que Ruth Cardoso desempenhou nos movimentos e campanhas em favor da valorização da presença das mulheres em todos os setores da vida do país. Outras virtudes destacadas foram a sua condição de renomada pesquisadora e professora, no campo da Antropologia, o pioneirismo na identificação das novas modalidades de movimentos nascidos nas periferias das grandes cidades e a firmeza demonstrada na organização e comando do programa Alfabetização Solidária, quando o marido, Fernando Henrique Cardoso, ocupou a Presidência da República.

Reminiscências da mocidade foram trazidas pelo acadêmico Ignácio Loyola Brandão, araraquarense como Ruth Cardoso – o curso de declamação de poesias que ela fazia junto com as irmãs, por exemplo, citado numa entrevista que ela lhe concedera para a revista Vogue. A escritora Lygia Fagundes Teles, por sua vez, lembrou ter trabalhado com ela no programa Comunidade Solidária e garantiu: “Durante toda a vida, Ruth foi compromissada com a saúde e a educação, questões ainda frágeis no Brasil”.

Estavam presentes na cerimônia as professoras Ester Hamburguer, da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, e Maria Filomena Gregori, da Universidade Estadual de Campinas, e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Nely Ferreira Candeias.

No encerramento dos trabalhos, o presidente da APL, José Renato Nalini, agradeceu o envio de exemplares do clipping de artigos publicados na imprensa em homenagem a Ruth Cardoso, preparado pela Imprensa Oficial do Estado, um documento precioso que ficará para sempre guardado na biblioteca da Academia. 

Rogério Silveira

Da Agência Imprensa Oficial