Apenas 14% dos idosos de SP praticam esporte

Estudo foi feito com 397 pessoas com mais de 60 anos em todo o Estado

sex, 02/03/2007 - 12h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde finalizou estudo que comprova: somente 14% dos idosos no Estado de São Paulo praticam esporte. Foram entrevistados, em parceria com o Celafiscs (entidade especializada em atividade física), 397 pessoas com mais de 60 anos em todo o Estado (Grande São Paulo, litoral e interior).

A Secretaria esteve em 11 regiões de São Paulo, nas 29 maiores cidades (em cada região 3 cidades, uma grande, uma de médio porte e uma pequena). Foram seguidos critérios de população estabelecidos pelo Censo Demográfico Populacional, do IBGE, de 2000. Dos 397 idosos, 86% (341 pessoas) não praticavam esportes. O restante (14%) tem em sua rotina alguma atividade esportiva.

O levantamento ainda mostra que metade do grupo de idosos esportistas segue orientação profissional. A outra metade admitiu praticar atividades sem recomendações profissionais.

“A prática esportiva é muito importante para manter a boa saúde e prevenir doenças. Mas precisa ser feita com acompanhamento profissional, com avaliação de um médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A Secretaria realiza anualmente, por todo o Estado, o Agita São Paulo e o Agita Galera, programas que exatamente combatem o sedentarismo e indicam como melhorar a saúde com atividades corriqueiras. O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em centenas países, o que é repetido anualmente.

As regiões que participaram da pesquisa foram Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Registro, litoral e Grande São Paulo.

Da Secretaria de Saúde