Aparelhos eletrônicos podem causar zumbido no ouvido de crianças e adolescentes

Especialistas do Hospital das Clínicas alertam para problemas provocados por presentes barulhentos nesta época de Natal

ter, 11/12/2007 - 9h10 | Do Portal do Governo

Presentear uma criança ou um adolescente no Natal exige cuidados redobrados. O alerta é do Grupo de Pesquisa em Zumbido da Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os especialistas advertem que aparelhos eletrônicos – iPod, equipamentos de MP3, celulares e brinquedos sonoros – podem comprometer a saúde auditiva se a exposição ao som for inadequada e contínua.

De acordo com Tanit Ganz Sanches, otorrinolaringologista do HC e chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido, 35% dos casos diagnosticados pelo hospital estão relacionados a ruído, seja por trauma acústico seja por exposição prolongada aos sons potencialmente lesivos. A incidência vem aumentando gradativamente em crianças e adolescentes, antecipando a faixa etária acometida por esses problemas.

Os fones de ouvido são considerados pelos médicos os mais prejudiciais, porque emitem sons de até 120 decibéis diretamente para o tímpano. Isso colabora para o aparecimento de zumbido, antes mesmo de provocar perda auditiva perceptível. Brinquedos eletrônicos à disposição no comércio chegam a emitir ruídos de 82 a 130 decibéis – intensidades maiores do que aquelas aceitas para um trabalhador adulto, alerta a médica.

Sintomas

Os abusos constantes de sons altos, aliados à crescente poluição sonora, causam também irritabilidade, insônia, falta de concentração, agitação, taquicardia, ansiedade, entre outros sintomas. A doutora Tanit lembra que os jovens utilizam os aparelhos em casa, na escola, no ônibus e no shopping, num volume tão alto que o som pode ser ouvido pelas pessoas ao redor. Outra agravante é que não acreditam em problemas futuros, já que não sentem nada no presente.

“Muita atenção é dada à perda auditiva e quase nada ao zumbido e à hipersensibilidade aos sons, sintomas que podem aparecer antes de danos maiores à via auditiva”, enfatiza a médica.

O zumbido é um mal que compromete 28 milhões de brasileiros. É um som intermitente ou contínuo, fraco ou perturbador; e muitas vezes ouvido 24 horas ao dia. Pode estar associado a perdas auditivas, infecções de ouvido, vertigens, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos, estresse, depressão ou ansiedade, entre outros. Por essa razão, não existe um tratamento único eficaz para todos os tipos de zumbido.

Do Instituto Central do HC-SP

(I.P.)