Aparelho top contra câncer será importado com isenção de ICMS

Equipamento será adquirido pela Fundação Antônio Prudente

qui, 24/07/2008 - 20h20 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou na noite desta quinta-feira, 24, decreto que concede a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na importação de um aparelho batizado de Cíclotron, pela Fundação Antônio Prudente, instituição reconhecida como excelência mundial na pesquisa e tratamento do câncer. Com o ato, o governo estadual busca acelerar o diagnóstico e a pesquisa sobre o câncer beneficiando a população de todo o Brasil.

O equipamento, avaliado em R$ 4,95 milhões, será cedido ao hospital em regime de comodato por uma empresa da Bélgica. A previsão é que o aparelho com 25 toneladas desembarque no Porto de Santos ainda neste semestre. Contudo, sua operação está prevista apenas para o primeiro trimestre do próximo ano.

A isenção de ICMS concedida pelo governo paulista permitirá mais autonomia ao Hospital do Câncer, que não dependerá mais do fornecimento do radiofármaco FDG (Flúordesoxiglicose) do Ipen (Instituto de Pesquisa Nuclear). Hoje, o Ipen mantém dois equipamentos similares, porém seu uso para pesquisa com câncer é restrito.

Com o aparelho, responsável pela produção do FDG – chamada pelos especialistas de Glicose Radioativa – é possível identificar tumores que ainda não se manifestaram. “Trata-se de um equipamento de última geração na pesquisa do câncer. É um equipamento do século XXII”, observou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas. Todo o trabalho das instituições do Estado de São Paulo dependem da produção de FDG pelos equipamentos do Ipen – tanto para o diagnóstico como para a pesquisa. 

“Será o quarto equipamento desse tipo no Brasil. Três deles ficarão em São Paulo. O outro vem sendo montado em Recife”, comentou o diretor-presidente da Fundação Antônio Prudente, Ricardo Renzo Brentani, depois de participar de uma audiência no Palácio dos Bandeirantes com uma equipe de especialistas e os secretários Mauro Ricardo (Fazenda) e Aloysio Nunes (Casa Civil).

Cleber Mata