Aparecida ganha Estação de Tratamento de Esgoto

ETE contribuirá para despoluição do rio Paraíba do Sul e da bacia hidrográfica deste curso d’água

sáb, 28/09/2013 - 20h50 | Do Portal do Governo

A Estação de Tratamento de Esgotos “Ponte Alta”, no município de Aparecida, foi inaugurada neste sábado, 28. Localizada às margens do rio Paraíba do Sul, a ETE tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de até 42 mil habitantes, população projetada do município para 2030, além dos mais de 150 mil peregrinos e turistas que passam por semana na estância religiosa.

“Aparecida vai passar de 0% já para 70%, e vai chegar com as novas ligações a 100%. O rio Paraíba está ficando viçoso. A capacidade de tratamento da estação é de 180 litros por segundo”, comentou Geraldo Alckmin.  

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook    

A infraestrutura, que integra o programa Água Limpa, conta com 18 mil metros de interceptores e emissários de esgoto, oito estações elevatórias e um sistema de tratamento de esgoto por lodo ativado com aeração prolongada. O Governo do Estado investiu R$ 22,3 milhões na implantação do complexo coordenado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). 

Meio ambiente e Saúde

A ETE permitirá a remoção de aproximadamente 306 toneladas/mês de carga orgânica jogadas no rio Paraíba do Sul, contribuindo para a revitalização de toda a Bacia Hidrográfica deste curso d’água.

LEIA TAMBÉM

Aparecida recebe 20 leitos para tratamento de dependentes químicos 

O despejo de esgotos sem tratamento nos rios pode provocar epidemias de doenças transmitidas pela água, como hepatite e tifo, com impacto direto no custo do tratamento de água para abastecimento público das cidades localizadas a jusante de Aparecida 

Do Portal do Governo do Estado