Aos 89 anos, seu José vai começar 2009 alfabetizado

Secretaria da Saúde promove cerimônia de formatura de 35 idodos alfabetizados

qui, 11/12/2008 - 13h04 | Do Portal do Governo

Um antigo sonho se torna realidade nesta sexta-feira, 12, às 15h, para 35 idosos acima de 60 anos. Eles agora sabem ler e escrever e irão receber o certificado do curso promovido pela Secretaria da Saúde em parceria com a ONG Alfabetização Solidária no Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte.

Aos 89 anos, José da Costa e Silva é o homem mais velho da turma. Nascido em Minas Gerais em junho de 1919, já trabalhou muitos anos roça, ordenhou gado em fazendas no Paraná e veio para São Paulo na década de 1980, onde até o ano passado vendia sorvetes nas ruas.

Casado há 59 anos e pai de oito filhos, três dos quais já faleceram, “seu” José gosta de falar, cantar e conversar com as pessoas. Ainda tem dificuldade para escrever, por conta da visão, mas diz que após o curso conseguiu alguns avanços. “Dou um trabalho danado para a professora”, brinca. Ele está entusiasmado com a formatura e afirma que se sente feliz só de estar em contato com a “gente boa do CRI”.

Os formandos do CRI da Zona Norte fizeram um ano de aulas gratuitas, ministradas durante quatro horas diárias, de segunda a quinta-feira, para duas turmas (manhã e tarde). O CRI também oferece aos idosos da região atendimento em saúde e atividades de convivência e lazer.

A entrega dos certificados será como uma cerimônia de formatura de verdade, com direito a paraninfo, oradores de turma, discursos e hino nacional. Um grupo de seresteiros irá homenagear os idosos tocando e cantando músicas antigas que remeterão à época de juventude dos formandos. O coral de idosos do CRI também participará da festa, cantando músicas de Natal. Haverá, ainda, distribuição de lanche, bolo e refrigerante.

“É um momento muito importante na vida dessas pessoas, algumas das quais passam por sua primeira formatura. A alfabetização é um processo que resgata a dignidade do idoso, proporcionando melhor qualidade de vida”, afirma o diretor do CRI Norte, Cláudio Espin.

A cerimônia irá acontecer no Teatro Santa Catarina, que fica na Avenida Paulista, 200, Paraíso.

Da Secretaria da Saúde