ANTP entrega estudos do Transporte Expresso Urbano à EMTU

O TEU Metropolitano propõe a construção de vias exclusivas para a circulação de ônibus

seg, 18/06/2007 - 16h29 | Do Portal do Governo

A Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP entrega nesta segunda-feira, 18, a proposta final do TEU Metropolitano (Transporte Expresso Urbano) à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP. O TEU Metropolitano propõe a construção de vias exclusivas para a circulação de ônibus e o aprimoramento de corredores de ônibus já existentes, formando um anel viário de 87 km.

Trata-se de uma proposta de transporte desenvolvida pela ANTP, com o apoio da The William and Flora Hewlett Foundation, para a dotar a região metropolitana de um anel viário para transporte por ônibus de alta qualidade, integrado com os sistemas metroviário e ferroviário. O projeto considera também a conexão com o futuro corredor Tiradentes da cidade de São Paulo. O TEU abrange uma área onde vivem cerca de 25% da população e onde estão concentrados 22% dos empregos na Região Metropolitana de São Paulo.

A proposta deste novo conceito de transporte fundamenta-se no respeito à cidade e aos cidadãos, além de conter atributos para garantir a excelência na operação e na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.

Estudos da EMTU/SP

O TEU Metropolitano baseou-se inicialmente nos estudos da EMTU/SP para a construção do Corredor Guarulhos – Tucuruvi que faz parte da relação dos projetos prioritários do Governo do Estado e foi desenvolvido com o objetivo de atender ao município de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, com cerca 1 milhão de habitantes, e que atualmente não conta com nenhum sistema estruturado de transporte.

Os especialistas da EMTU/SP trabalharam em conjunto com o Grupo TEU da ANTP nos estudos de potencial de demanda no trecho escolhido, caracterização de infra-estrutura (tipo de via, principais faixas de ultrapassagem e concepção das estações) e, ainda, na análise de sustentabilidade econômica do empreendimento. O trabalho contou, ainda, com o apoio dos dirigentes e técnicos das Secretarias de Transportes de Guarulhos e de São Paulo.

“O grande mérito dos estudos do TEU Metropolitano é propor a articulação entre os sistemas sobre pneus, ferroviário e metroviário, promovendo o panejamento do transporte público de forma inteligente”, disse o diretor-presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida.

– Município de Guarulhos

Estudos desenvolvidos pela EMTU/SP atestam que Guarulhos, com 1,2 milhão de habitantes, tem como característica produzir e atrair, ao mesmo tempo, viagens de natureza metropolitana por ser um município com expressiva atividade econômica (alto índice de industrialização, grande concentração de atividades urbanas e metropolitanas, de comércio, serviços, administração, educação etc), resultando em problemas de fluidez, principalmente nas vias por onde circulam ônibus.

As linhas metropolitanas que atendem o município transportam cerca de 5,6 milhões passageiros/mês. Somente o Aeroporto Internacional é responsável por mais de 100 mil viagens/dia.

Características do TEU Metropolitano

Moderno, rápido e confortável. É assim que o TEU Metropolitano pode ser classificado. Este novo conceito de transporte é caracterizado como um corredor exclusivo, de média capacidade para demandas de 15 a 30 mil passageiros por hora/sentido; com alto nível de conforto; alta  produtividade com ultrapassagens de veículos para linhas expressas; possibilidade de integração entre os sistemas de transporte; e potencial para investimentos da iniciativa privada.

– Traçado

Na zona Norte de São Paulo está proposta a construção do Corredor Guarulhos/ Tucuruvi com ligação até o Aeroporto Internacional, passando pela Av. Jacu Pêssego até o Terminal São Mateus, onde haverá interligação com o Corredor Metropolitano São Mateus/ Jabaquara. Ao Sul da RMSP, em Diadema, está prevista a conexão com o Corredor Diadema/Brooklin, cujas obras estão em andamento, até a Estação Berrini da CPTM.

– Veículos e comunicação

A proposta da ANTP é de que o TEU Metropolitano seja operado por veículos modernos, confortáveis, de fácil acessibilidade (piso baixo) e baixo índice de emissão, além de contar com sistema de comunicação e de sinalização de alta qualidade para garantir eficiência na operação e conforto e segurança aos usuários.

– Revitalização

Este novo conceito de transporte promoverá a revitalização de áreas lindeiras ao traçado e o fomento ao desenvolvimento das regiões atendidas, assim como ocorreu na região do ABD, com a implantação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, na década de 80.

– Descentralização das viagens

A proposta do TEU Metropolitano constitui um importante elemento para aliviar a concentração hoje existente de viagens em direção ao centro da metrópole paulista. O sistema facilitará, principalmente, o acesso da população da zona Leste de São Paulo à região de Guarulhos e ABD, áreas que concentram considerável número de postos de trabalho, reduzindo a quantidade de viagens realizadas até o centro da capital, além de propiciar economia de tempo e redução dos níveis de emissão com a redução da frota de ônibus em operação naquela área.

– Demanda

A demanda prevista a ser transportada pelo TEU Metropolitano é de 150 mil passageiros por dia no trecho prioritário Guarulhos-Tucuruvi, em 2010. A demanda total do  anel de 87 km é estimada em 500 mil passageiros por dia nomesmo ano.

– Frota

A quantidade de veículos prevista para o trecho prioritário é de 130 veículos. A frota total no TEU Metropolitano deverá alcançar o número de 500 ônibus.

– Investimentos

O investimento total estimado no trecho prioritário de Guarulhos a Tucuruvi é de cerca de R$ 300 milhões. O investimento total, envolvendo os quatro trechos que somam 87 km é de cerca de R$ 800 milhões. O valor por quilômetro é mais baixo do que o de outros corredores no Brasil e do exterior, pois será possível aproveitar a infra-estrutura já instalada no corredor ABD e as vias existentes na área das Avenidas Jacu Pêssego e Cupecê.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos