Antônio Ferreira Pinto é o novo Secretário da Administração Penitenciária

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 31, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 31/05/2006 - 18h50 | Do Portal do Governo

“Vou cumprir a lei. Serei extremamente legalista”. Foi assim que o novo secretário da Administração Penitenciária previu sua atuação à frente da pasta. O nome de Antônio Ferreira Pinto foi anunciado pelo governador Cláudio Lembo na tarde desta quarta-feira, dia 31, no Palácio dos Bandeirantes.

“Ferreira Pinto foi um policial militar, chegou ao nível de capitão e depois ingressou no Ministério Público de São Paulo. É um homem de Estado. Achei que ele seria a pessoa indicada”, afirmou o governador.

“Encontro um sistema com uma grave crise, mas vamos continuar combatendo o crime organizado”, declarou Ferreira Pinto em coletiva à imprensa. Ele demonstrou-se atencioso com os agentes penitenciários e afirmou ter um ótimo relacionamento com os sindicatos da categoria. “Uma das primeiras medidas será me reunir com os sindicatos e me debruçar sobre os problemas para tentar minimizá-los”.

O governador Cláudio Lembo aproveitou para elogiar Luiz Carlos Catirse, que deixa o comando interino da secretaria, cinco dias após assumir a cadeira do ex-secretário Nagashi Furukawa. “Quero fazer um profundo agradecimento e dizer que ele continuará no gabinete do secretário para apóia-lo”.

Ferreira Pinto, 62 anos, é Procurador de Justiça. Em 1964, ingressou no serviço público como policial militar, profissão exercida por 11 anos, na qual atuou como tenente, em Bauru, entre os anos de 1968 e 1969; e Ourinhos, de 1970 a 1979. Em 1979, tornou-se Promotor de Justiça na área criminal no Ministério Público. Trabalhou em, Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Fartura, Ourinhos e na capital. Foi, ainda, assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público por quatro anos, de 1989 a 1992; e de abril de 1993 a julho de 1995, exerceu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária, na época dos governos Fleury e Mário Covas. Em 1998, foi promovido a Procurador de Justiça. No Ministério Público foi eleito para compor o órgão especial do Colégio de Procuradores, no biênio 2002–2003; posteriormente, foi eleito para o Conselho Superior do Ministério Público, biênio 2004–2005.

Durante a coletiva, o governador anunciou a sanção da lei que institui o adicional operacional penitenciário para os agentes penitenciários, de escolta e da vigilância penitenciária. “Tenho satisfação de estar sancionando a lei, importantíssima, que dá aumento aos servidores da administração penitenciária, um pedido dos coordenadores e diretores de todo o sistema”, disse Lembo.

Confira a entrevista coletiva do Secretário e do Governador

Manuela Sá