Antônio Abujamra entrevista os brasilienses no Provocação

Apresentador esteve em Brasília para assistir à Mostra Internacional de Teatro

qua, 20/08/2008 - 21h12 | Do Portal do Governo

SR. BRASIL

TERÇA, 26, ÀS 22h10 – O cantor Renato Braz solta a voz no programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin. Juntos, eles interpretam Vida da Semana (Riachão). Em outro bloco, Renato Braz canta Todo Menino é Um Rei (Zé Luiz e Nelson Rufino), acompanhado dos músicos Edson Alves (violão), Gerson Oikawa (violão) e Bré (percussão). Rolando Boldrin ainda recebe o cantor e compositor Celso Adolfo, que interpreta composições próprias, como Serrano, Terras Altas da Mantiqueira, Barcarola Lusitana e Batuque de Catas Altas, esta última com a participação de Renato Braz, Alexandre AZ e Danuza Menezes. No último bloco, Hermeto Pascoal sobe ao palco com Aline Morena. A dupla interpreta as composições de Pascoal, Bem TeVi, Dança Sanfonada, Garrote e Salada À Brasileira, esta última composta em parceria com Aline Morena.

TAL E QUAL

TERÇA, DIA 26, ÀS 23h10 – Esta edição do programa Tal e Qual apresenta o documentário argentino Luna Park, que remete à casa de espetáculos mais conhecida de Buenos Aires. Em mais de 70 anos de funcionamento, o local abrigou eventos da mais alta magnitude. Serviu de palco aos roqueiros do Sui Generis; à visita do papa João Paulo II; aos Gigantes do Ringue; e a tantas outras atrações. O vídeo traz depoimentos e imagens que recontam sua história, relembra momentos gloriosos e mostra o porquê de Luna Park ter se tornado parte da vida de pais, filhos e avôs das famílias portenhas. A série também exibe o documentário colombiano Heróis da Amazônia. O filme traz exemplos de vida de homens originários da selva, que mudaram de atividade e que hoje se dedicam a enfrentar a imensa ameaça de destruição da Amazônia com ações sociais e desenvolvimento sustentável. O

Tal e Qual, apresentado pelo cubano Amaury Wilson, é um espaço dedicado à cultura latino-americana, realizado em parceria com a TAL – Televisão América Latina.

HISTÓRIA DOS BAIRROS DE SÃO PAULO

QUARTA, 27, ÀS 23h10 – VILA MARIA – Esta edição da série Histórias dos Bairros de São Paulo traça a trajetória do bairro Vila Maria. Por meio dos habitantes da região, que relatam suas experiências de vida no local, o documentário mostra, entre outros fatos, a influência do samba na comunidade.

SEXUALIDADE, PRAZER EM CONHECER

QUINTA, 28, ÀS 19h30 – A série semanal Sexualidade, Prazer em Conhecer leva ao ar o episódio Por Dentro e por Fora. Tanto as meninas quanto os meninos não conhecem nem o seu corpo reprodutivo e muito menos o do outro. Esse desconhecimento faz com que eles façam afirmações errôneas (exemplo: menstruação é um vazamento que a mulher tem todo mês); que se sintam constrangidos em fazer perguntas sobre seu corpo (exemplos: porque tem noite que acordo molhado? Primeira vez engravida? Transar em pé engravida?). O programa mostra que a sexualidade é algo natural, que faz parte da vida de todas as pessoas e que a melhor forma de se lidar com ela é conhecendo seu próprio corpo e o corpo do sexo oposto também. A série Sexualidade, Prazer em Conhecer é produzida pelo Canal Futura e apresentada por Paula Picarelli e Ismael Araújo.

NOSSA LÍNGUA

QUINTA, 28, ÀS 20h – O apresentador Pasquale Cipro Neto entrevista Marçal Aquino, jornalista, escritor e roteirista de filmes. Aquino fala sobre roteiros que escreveu; a forma de escrever; e o livro “Amor e Outros Objetos Pontiagudos”, Prêmio Jabuti de 1999. Também comenta a respeito da importância da leitura para se ter uma boa escrita; do livro “Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios”; e do filme que será rodado, inspirado nesta obra. Ainda durante a entrevista, o escritor fala sobre livros em geral; cinema e diretores; e a diferença entre escrever para jovens e adultos. Nos Módulos, Pasquale comenta a expressão “santo do pau oco” e responde um e-mail de telespectador sobre a conjugação do verbo suar, com exemplo na música “Garota Dourada”, com Pepeu Gomes. No Desafio, pergunta sobre o plural de cidadão: cidadãos, cidadões ou cidadãos?

PROVOCAÇÕES

SEXTA, 29, ÀS 22h10 – O apresentador Antônio Abujamra aproveita sua estada em Brasília, devido a Mostra Internacional de Teatro, para conversar nas ruas com moradores da capital. Os temas são os mais diversos: Brasil, cultura, educação e crise. Durante o programa, Abujamra diz textos sobre Brasília escritos por João Cabral de Melo Neto, Fernando Sabino, Lúcio Cardoso, Homero Homem e Darcy Ribeiro. Para finalizar, o Provocações  apresenta trechos da entrevista com o rapper brasiliense GOG e o político Roberto Saturnino Braga.

ZOOM

SÁBADO, 30, ÀS 22h30 – O programa Zoom, apresentado por Flávia Scherner, exibe os curtas Solidão Sem Fim, de Alexandre Costa, e Exite, de Cesar Netto. O cineasta brasileiro Fernando Meirelles fala sobre seu novo filme Blindness. O quadro Cinema Falado traz a cobertura do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. O programa também leva ao ar uma videocrônica exclusiva gravada na China pelo diretor Cássio Pereira.

CINE BRASIL

SÁBADO, 30, ÀS 23h30 – O Cine Brasil apresenta o longa Amélia (Brasil/2000), dirigido por Ana Carolina Soares. Filme de ficção inspirado na visita da atriz francesa Sarah Bernhardt ao Brasil, em 1905. A atriz (Beatrice Agenin), em crise profissional e pessoal, é induzida por sua camareira brasileira, Amélia (Marília Pêra), a apresentar-se no Rio de Janeiro. Entretanto, a partir do desembarque a atriz é obrigada a conviver com as exóticas irmãs de sua auxiliar. No elenco, Beatrice Agenin, Marília Pêra, Betty Goffman, Pedro Paulo Rangel, Xuxa Lopes e outros.

TEATRO RÁ TIM BUM

DOMINGO, 31, ÀS 12h30 – O programa Teatro Rá Tim Bum apresenta a peça infantil Chapeuzinho Vermelho. Nesta versão teatral, que ganhou adaptação televisiva, duas meninas brincam de contar histórias e acabam misturando personagens de diferentes contos de fadas. A dupla cria versões inusitadas, como a que a Cinderela torna-se prima da Bela Adormecida e, juntas, paqueram o príncipe encantado, que virou suco. Irritada com tanta confusão, uma das meninas vai até o armário e traz um mancebo lotado de chapéus. É então que têm a idéia de contar a história da  Chapeuzinho Vermelho. As duas utilizam adereços e chapéus coloridos para interpretar todos os personagens da peça. O resultado é uma montagem moderna com excelentes interpretações das atrizes Alexandra Golik e Carla Candiotto. A direção é de Bete Rodrigues.

MOSAICOS – A ARTE DE GONZAGUINHA

DOMINGO, 31, ÁS 20h30 – O especial retrata a trajetória do cantor e compositor que aliou uma produção musical politicamente combativa com canções românticas. O programa é produzido a partir de imagens de arquivo e gravações inéditas com o grupo MPB4 e dos cantores Daniel Gonzaga (filho do homenageado), Marília Medalha, Gisella e Luiza Possi, que cantam sucessos de Gonzaquinha. “Mosaicos – A Arte de Gonzaguinha” recupera no acervo da TV Cultura as participações históricas do compositor em programas da emissora: “MPB Especial” (1973), “Ponto de Encontro” (1978), “Vox Populi” (1982), “Ensaio” (1990) e “Gonzaguinha da Vida” (TV Tupi, 1979). São registros que revelam a personalidade controvertida do artista: “Eu não dou autógrafo. Eu aprendi que o autógrafo é uma coisa que de repente distancia as pessoas, porque a pessoa chega perto querendo autógrafo e essa é uma desculpa pra falar com a gente. Então hoje eu prefiro muito mais conversar com as pessoas”, diz Gonzaguinha em entrevista para o “Vox Populi”, de 1982.

Da Fundação Padre Anchieta