Anticoncepcional associado ao cigarro aumenta risco de trombose

Estudo avaliou 400 mulheres entre 20 e 45 anos com trombose venosa, das quais 180 fumavam e também tomavam pílula

sex, 30/11/2012 - 13h23 | Do Portal do Governo

O uso de pílula anticoncepcional associado ao tabagismo pode elevar expressivamente as chances de as mulheres desenvolverem trombose. A constatação é de um estudo realizado no ambulatório de trombofilia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo (antigo Hospital Brigadeiro).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Das 400 mulheres entre 20 e 45 anos com trombose venosa acompanhadas pela pesquisa em 2011, 180 fumavam e também usavam o método contraceptivo. As pacientes que não faziam uso de cigarro e não tomavam a pílula corresponderam a 23 mulheres.

As demais 197 que desenvolveram o problema apresentavam outros fatores de risco, mas também já tiveram contato com o fumo e o método anticoncepcional em algum momento. A trombose venosa profunda ocorre quando se forma um coágulo sanguíneo em uma veia do interior de nosso corpo, dentro dos músculos das pernas, por exemplo.

Os hormônios dos anticoncepcionais, como o estrógeno e a progesterona, alteram a circulação e aumentam os fatores de coagulação do sangue. Por isso as chances de desenvolvimento de coágulos nestas veias profundas são maiores. Segundo a médica hematologista Denise Zahr, é importante que o médico conheça bem a história de sua paciente antes de receitar qualquer tipo de medicação, além de acompanhar de perto o tratamento.

Do Portal do Governo do Estado