Antes da formatura, aspirantes a oficiais visitam Palácio dos Bandeirantes

A visita faz parte da disciplina de Defesa Civil, incluída na grade de formação dos futuros oficiais

ter, 16/10/2007 - 17h43 | Do Portal do Governo

Eles enfrentaram um dos vestibulares mais concorridos do país. No caso das mulheres a proporção candidato/vaga chega a 90. Após um período de quatro anos na Academia de Polícia do Barro Branco e a exatos 59 dias para a formatura, um grupo de aspirantes a oficiais da PM pôde ver de perto nesta terça-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes, as preciosidades da mostra “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, em exposição até novembro.

São documentos e obras de revolucionários artistas como, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Ernesto De Fiori, Portinari, Paulo Rossi Osir, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Antonio Gonçalves Gomide, Clóvis Graciano, Aldo Bonadei e outros.

A visita faz parte da disciplina de Defesa Civil, incluída na grade de formação dos futuros oficiais. “A cultura faz bem ao ser humano, independente da profissão que decidimos seguir”, observa a aspirante Maria de Fátima, uma das três mulheres no grupo de 29 alunos.

Já Eduardo Monteiro de Oliveira, que acertou mais de 80% da prova quando prestou o vestibular em 2004, não demonstra a mesma facilidade para responder questões sobre o que mais gostou na exposição. “Tem tanta coisa interessante, mas acho que é o quadro da Tarsilia. Estudei muito sobre ele nos cursinhos”, confessa Monteiro, numa referência ao auto-retrato de Tarsila do Amaral. Com uma máquina digital em mãos, ele registra passo a passo todo o percurso. “É uma oportunidade imensa”, completa Monteiro.

E ainda há tempo para conferir as obras da exposição “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, que fecha suas portas no próximo mês.  É uma oportunidade única para o visitante conferir o vibrante painel artístico, social e político da São Paulo das primeiras décadas do século XX.

Cleber Mata com Assessoria do Acervo

(I.P.)