“Anjos” conscientizam público para não jogar lixo nas estações e vias da CPTM

Até 3 de abril, atores vão interagir com os usuários nas estações Brás, Barra Funda e Luz; outras estações ganham banners e cartazes

sex, 20/03/2009 - 14h08 | Do Portal do Governo

A partir da próxima segunda-feira, 23, os usuários das estações Brás, Luz e Barra Funda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão surpreendidos por “anjos” transitando pelas plataformas. Trata-se de atores vestidos com túnica e asas brancas que vão interagir com o público e entregar sacolinhas. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de se jogar o lixo no Lixo. A performance vai até o dia 3 de abril, sempre das 9h às 17h.

Intitulada “Boas Atitudes Fazem Boas Viagens”, a campanha conta também com 40 banners que serão instalados nas estações Luz, Brás, Barra Funda, Guaianazes, Santo André, Osasco, Mauá, Francisco Morato, Santo Amaro, Lapa, Tatuapé, Carapicuíba, Suzano, Itaim Paulista, Itapevi, São Caetano, Franco da Rocha, além de cartazes fixados em todos os trens e estações. Os banners e cartazes trazem as mensagens: “Faça o bem nas estações. Não jogue lixo no chão, nem nos trilhos” e “Faça o bem dentro do trem. Não jogue lixo no chão”.

“Queremos sensibilizar o público para os problemas causados pelo lixo espalhado nas estações e ao longo das vias”, afirma Sergio Avelleda, presidente da CPTM. “O maior beneficiado com essa atitude é o próprio usuário, que fará suas viagens em ambiente mais limpo e agradável.”

 
Ações internas


O combate ao lixo nas estações e vias é uma tarefa contínua na CPTM. Além dos contratos com empresas terceirizadas, a empresa conta com o apoio de bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) para a limpeza ao longo das vias. No ano passado, essa equipe retirou 14.399 sacos de lixo com 100 litros de capacidade, 2.520 sacos com materiais recicláveis e 182 pneus. Em 2007, haviam sido recolhidos 10.221, dentre eles, 2.070 de lixo reciclável.
Os mutirões acontecem uma vez por semana, ao longo dos 260,8 km operacionais da CPTM. O material reciclável é doado a instituições de caridade.

Da CPTM