Aniversário de São Paulo é comemorado com missa e ato cívico

Celebração lotou a Catedral da Sé, na região central

sáb, 26/01/2008 - 11h48 | Do Portal do Governo

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão representou o governador José Serra na missa dos 454 anos da cidade de São Paulo, realizada na sexta-feira, 25, na Catedral da Sé. Marzagão também participou do ato cívico no Monumento à Fundação no “Pateo do Collegio”.

Na mesma data, a Igreja celebrou o Ano Centenário da Arquidiocese.

De acordo com o coronel Álvaro Camilo, do CPA/M-1 (Comando de Policiamento de Área/ Metropolitano-1), a segurança nos dois locais de comemoração foi feita por cerca de 60 policiais militares – a pé e motorizados –, sendo eles da Radiopatrulha e da Força Tática.

A celebração, iniciada às 10 horas, contou com momento de louvor a Deus, fé, alegria; e o Cardeal Arcebispo de São Paulo – Dom Odilo Scherer, desejou esperança, justiça, solidariedade e respeito a cada um dos participantes, citando-os como povos de raças miscigenadas e tradições. “A Igreja hoje também olha para o Apóstolo São Paulo e reconhece nele um grande corajoso curador do testemunho da Boa Nova de Jesus Cristo. A Igreja é parte da cidade de São Paulo”, disse o Arcebispo.

Ao término da celebração, o prefeito Gilberto Kassab pediu para que todos possam “festejar a cidade em que vivemos e aqueles que vivem entre nós, ajudando a construí-la”.

No “Pateo do Collegio”, considerado o marco inicial da capital, foi tocado o Hino Nacional pela banda e coral da Guarda Civil Metropolitana, além da deposição de flores aos fundadores da cidade no “Monumento Glória Imortal”. Ronaldo Marzagão fez a deposição em nome do governador do Estado – José Serra.

Tranquilidade

“Faça chuva ou faça sol, sempre acompanho as festas da cidade e tenho muitos momentos documentados em minha máquina. Hoje, a mistura do calor da natureza com o calor humano enriqueceu as festividades. Apesar de todos os problemas que todas as cidades grandes têm, São Paulo traz muita realização a todos.

 A segurança também melhorou e a região central está bem mais tranqüila para as pessoas virem passear, independente do horário, sem aquele pânico ou pavor. 

Também estiveram presentes os senadores Eduardo Suplicy e Romeu Tuma, o general de Exército, Antonio Gabriel Esper; o coronel Roberto Antonio Diniz, comandante da Polícia Militar; o delegado geral de polícia Maurício José Lemos Freire; o deputado Vaz de Lima – presidente da Assembléia Legislativa, entre outras autoridades civis, militares e religiosas.

Incidente

De acordo com o coronel Álvaro Camilo, comandante do CPA/M-1, durante o evento, o morador de rua Benedito de Oliveira, 45, aparentamdo estar embriagado, entrou pelo corredor lateral da Catedral da Sé falando palavras desconexas. O homem, que já vinha sendo observado por seguranças, ao se aproximar das primeiras fileiras sacou uma faca.

“No mesmo momento ele foi imobilizado por seguranças do secretário Marzagão”, informou. Três pessoas ficaram levemente feridas: o capitão Mauro Ricciarelli, 42, o professor do coral Ivan Gomes. da Pastoral do Menor, 29, e um policial militar de 41 anos, cujo nome não foi informado.

B.O. já tem passagem pela polícia por roubo, furto e lesão corporal. Ele foi conduzido ao 1º Distrito Policial, autuado em flagrante por tentativa de homicídio e, posteriormente, transferido para o 2º DP (Bom Retiro).

Da Secretaria de Segurança Pública