Animais precisam de cuidados especiais no verão

Diferente do homem, cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas, o que faz com que a respiração seja a única forma de controlar a temperatura

qui, 30/01/2014 - 17h05 | Do Portal do Governo

As altas temperaturas durante o verão não incomodam apenas as pessoas, mas também os animais de estimação. Alguns cuidados especiais são necessários para garantir a saúde e bem-estar do pet. Ao contrário do homem, cães e gatos não têm glândulas sudoríparas, o que faz com que a respiração seja a única forma de controlar a temperatura corpórea. Por isso ficam com a boca aberta, para que o ar frio entre e resfrie o seu corpo.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Normalmente, a temperatura dos cães é mais alta do que os seres humanos, por isso perdem calor, ou seja, transpiram somente pela língua e coxins, que são as almofadinhas dos pés e mãos. Isso faz com que eles sofram com o aumento da temperatura ambiente.

LEIA TAMBÉM
São Paulo proíbe testes em animais 

Os cães de pelagem longa ou densa sofrem ainda mais no verão. O aumento da temperatura corpórea do cão pode levar a um estado chamado hipertermia, que pode até matar. Além disso, doenças relacionadas a dermatites, pulgas e carrapatos, verminoses, intoxicações alimentares e crises de hipertermia são as principais ocorrências durante os meses mais quentes do ano.

Durante toda a estação é importante manter os animais bem secos e fazer com que eles bebam bastante líquido. Oferecer água de coco e frutas geladas também são ótimas opções durante o verão. É importante ter água fresca durante os passeios, que devem ser feitos preferencialmente no inicio da manhã e no fim da tarde.

Do Portal do Governo do Estado