Animações produzidas por alunos da rede são atração na Festa do Peão de Barretos

Animações fazem parte do festival Anima Barretos, promovido nas escolas estaduais da região

seg, 23/08/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Os visitantes da 55ª Festa do Peão de Barretos poderão conferir até o dia 29 de agosto, as 215 animações produzidas por alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais da região participantes do Festival Anima Barretos. Promovido pela Diretoria de Ensino local, o festival está em sua quarta edição e integra a programação oficial da Festa do Peão desde 2007. As animações serão exibidas em um estande do Anima Barretos no Rancho do Peãozinho e algumas delas poderão ser assistidas também no telão da arena de rodeio. Os trabalhos deste ano foram inspirados nos temas “Mazzaropi”, “Festa do Peão” e “Tema Livre”.

O estande do festival exibirá ainda vídeos sobre a história da animação e contará com um espaço onde o público poderá participar de uma oficina ministrada por professores de arte da Diretoria de Ensino, na qual serão ensinadas técnicas de animação utilizando computadores e materiais específicos. No total, participaram da quarta edição do Anima Barretos, 29 escolas e cerca de nove mil alunos. Para produzir as animações, os estudantes contaram com orientação dos professores de arte das escolas estaduais, que passaram por capacitação técnica promovida pela DE. O uso da tecnologia e a produção audiovisual dentro da disciplina de artes são temas que integram a proposta curricular da Secretaria da Educação.

“As tecnologias fazem parte da vida dos alunos do século XXI e estes precisam vivenciá-las também na escola. É fundamental que os alunos entendam o uso das tecnologias na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida”, explica a professora Maria de Lourdes Sousa Fabro, coordenadora da oficina pedagógica de artes na DE de Barretos e organizadora do festival de animação.

Sobre o projeto

O Anima Barretos surgiu após uma capacitação sobre animação realizada em 2006 pela CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria da Educação, a todos os professores de Artes. Aproveitando a idéia, os docentes de Barretos resolveram ampliar o foco e criar um festival de animação que com o tempo ganhou espaço na maior festa de peão brasileira. Os três últimos festivais de animação de Barretos foram realizados nos meses de agosto de 2007, 2008 e 2009, durante a Festa do Peão e contaram com mais de 9 mil participantes em cada edição.

Da Secretaria da Educação