Angeli participa do Sábados da Memória das Artes Gráficas

Biblioteca de São Paulo presta homenagem a um dos maiores artistas gráficos do País

sex, 16/07/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O chargista Angeli é o próximo convidado do Sábados da Memória das Artes Gráficas, da Biblioteca de São Paulo. Neste sábado, 17, o artista contará detalhes de sua vida, obra e técnica, como já fizeram os artistas Zélio Alves Pinto, Laerte, Elifas Andreato e Mauricio de Sousa, entre outros.

Famoso pela criação de personagens como Bob Cuspe, Rê Bordosa, Os Skrotinhos e Wood & Stock, Arnaldo Angeli Filho é paulistano, nascido em 1956. Aos 14 anos começou a trabalhar na revista Senhor. Nos anos 1970, assinou contrato com o jornal Folha de S. Paulo, onde colabora até hoje e, nos anos 1980, lançou a revista de quadrinhos Chiclete com Banana. Ao lado de Glauco e Laerte – e, posteriormente, Adão Iturrusgarai -, Angeli integrou o Los Três Amigos.

Internacionalmente reconhecido, recebeu por seis anos consecutivos o título de melhor chargista do Brasil (de acordo com o Prêmio HQ Mix). Angeli também trabalhou na TV Globo, redigindo textos para o programa infantil TV Colosso e breves animações para intervalos de filmes. Além disso, produziu o longa Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n Roll, dirigido por Otto Guerra em 2006.

O depoimento do artista, contando sobre sua vida, obra e técnica será gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na biblioteca, e disponível ao público em geral. A homenagem não para por aí: após a sessão de depoimento, Angeli, assim como os demais homenageados, deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da biblioteca.

Com esta ação, a Biblioteca de São Paulo espera, em pouco tempo, deixar registrado um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para o crescimento dessa arte no Brasil.

A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção. O evento é gratuito. A Biblioteca de São Paulo é um equipamento do Governo do Estado, vinculado à Secretaria da Cultura e administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura.

Serviço
Sábados da Memória das Artes Gráficas
Dia 17 de junho, às 14 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br    
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com    
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo