Anchieta terá desvio no trecho onde houve deslizamento

Solução foi tomada em reunião com o governador Mário Covas. Obras começam na sexta-feira e devem estar concluídas em 30 dias

seg, 27/12/1999 - 20h51 | Do Portal do Governo

Em reunião convocada pelo governador Mário Covas nesta segunda-feira, dia 27, no Palácio dos Bandeirantes, representantes da Ecovias, empresa concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, apresentaram os planos para resolver o problema do deslizamento no quilômetro 42 da pista Sul da Anchieta, ocorrido na última semana e que causou a interdição da estrada. Ficou resolvido que será feito um desvio nesse trecho, em caráter emergencial. A obra, que começa na próxima sexta-feira, dia 31, deverá estar concluída em 30 dias. Nesse período a estrada ficará fechada ao tráfego entre os quilômetros 40 e 44. A solução definitiva ainda depende de estudos mais detalhados, mas pressupõe um aprofundamento da estrada na encosta da montanha.
Segundo o diretor de gestão da Ecovias, Hamilton Amadeo, o desvio será feito por meio de uma escavação que penetrará 20 metros no maciço da serra, sendo que sete metros serão utilizados para o tráfego e os outros 13 metros para a continuidade das obras. Amadeo disse que as outras alternativas pensadas se mostraram inviáveis, como a utilização de pontes metálicas do Exército ou aquelas usadas nas estradas de serviço pela própria empresa, por não terem o cumprimento necessário que seria de cerca de cem metros. A instalação de 23 tirantes e 12 drenos, outra solução estudada, também não seria suficiente para a sustentação da pista.
O professor Cláudio Wolle, da Escola Politécnica da USP, que está dando consultoria a Ecovias nesse episódio, explicou que grandes deslizamentos como este que afetou cerca de 50 mil metros quadrados da encosta são raros e que ocorreu por causas naturais devido às fortes chuvas. Eles podem acontecer em qualquer trecho de serra e são imprevisíveis. ‘Como esse escorregamento envolveu uma massa muito grande de solo e rocha, incomum nessa região, abalou todo o resto da encosta até o topo da serra’. Os trincamentos ocorreram por falta de sustentação.
Com a interdição da pista Sul da Anchieta, a Ecovias vai implantar a operação 4×1 no sistema Anchieta-Imigrantes nos horários de maior tráfego, principalmente nos próximos dias 30 e 31 com o feriado de final de ano, quando são esperados 660 mil veículos em direção ao Litoral. A descida da serra será feita pelas três pistas da Imigrantes e por mão dupla na pista norte da Anchieta entre os quilômetros 40 e 44. ‘Para facilitar a viagem à Capital, serão feitos bloqueios temporários para que a subida seja feita por duas faixas, desafogando o trânsito por alguns momentos’, disse Valdir Moreira, diretor de operações da Ecovias.
O secretário dos Transportes, Michael Zeitlin, informou que as rodovias dos Tamoios e Mogi-Bertioga estarão operando com mão única de direção com destino ao Litoral nos trechos de serra no próximo dia 31.