Análises laboratoriais da Cetesb são reconhecidas internacionalmente

Empresa é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente

qua, 21/02/2001 - 12h50 | Do Portal do Governo

Os dez laboratórios da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), já possuem reconhecimento internacional. Isso significa que os resultados das análises laboratoriais da Cetesb dessas dez unidades passam a ser reconhecidos pelo mundo todo, confirmando a liderança da agência paulista no segmento de laboratórios especializados em meio ambiente no país. O reconhecimento internacional foi oficializado com a assinatura do Acordo de Reconhecimento Mútuo das Redes Brasileiras de Laboratórios de Calibração e Ensaios entre a European Co-operation for Accreditation (EA) e o INMETRO – órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no dia 30 de janeiro de 2001.
Entre outros itens, o reconhecimento dos laboratórios implica na padronização de procedimentos (igual à adotada no exterior), participação em avaliações interlaboratoriais e auditorias internacionais.
Dos dez laboratórios, seis estão instalados na sede da Companhia em São Paulo e quatro no interior. Os laboratórios são os de: Veículos; Química Orgânica; Amostragem de Águas; Microbiologia e Parasitologia; Mutagênese e Citotoxidade; Ictiologia e Bioensaios com Organismos Aquáticos; Setor de Laboratório da Bacia do Rio Grande (Ribeirão Preto); Setor de Laboratório da Bacia do Rio Piracicaba (Campinas); Setor de Laboratório da Bacia do Rio Paraná (Marília); e Setor de Laboratório das Bacias do Paraíba do Sul e Litoral Norte (Taubaté).
José Roberto Costa, gerente do Setor de Gestão da Qualidade Laboratorial da Cetesb, lembra que o reconhecimento internacional também vem ‘coroar o trabalho dos funcionários, que não têm medido esforços para manter e aperfeiçoar a qualidade dos atendimentos realizados pelos nossos laboratórios nesses últimos anos’.