Ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê ficará pronta em 2010

Dilma Pena visitou a ETA Taiaçupeba para marcar a assinatura de ordem de serviços

qui, 12/02/2009 - 11h26 | Do Portal do Governo

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, anunciou na quarta-feira, 11, em Suzano, que a conclusão das obras de ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê estão previstas para setembro do próximo ano. Acompanhada do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, a secretária fez uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba para marcar a assinatura da ordem de serviços.

Dilma falou que a primeira obra fruto de uma Parceria Público e Privada (PPP) para a área de saneamento realizada pela Sabesp além de inovadora é um caminho para investimentos destinados à universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto. “Toda a sociedade demanda do governo os serviços de saneamento. E demanda com pressa. É quase uma exigência”, alertou a secretária.

“Esta estação, que hoje é a terceira maior em São Paulo, vai passar a ser a segunda maior”, afirmou Hélio Castro, superintendente de Produção de Água da Metropolitana e responsável pela PPP, referindo-se à ampliação da ETA de 10 mil para 15 mil litros por segundo.  Segundo o engenheiro, a Região Metropolitana de São Paulo é particularmente crítica no que diz respeito à disponibilidade de recursos hídricos. Ele explicou que o Sistema Alto Tietê responde pelo abastecimento de 2,7 milhões de pessoas da região, ou 15% da população.

O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, relacionou os três aspectos fundamentais dessa parceria: o caráter crucial da expansão da oferta de água tratada para a Grande São Paulo, o marco de uma nova fase do saneamento no Brasil (por meio das PPPs) e o plano geral de investimentos da companhia na região. “Não podemos nos dar ao luxo de abandonar formas de capitalização de recursos, temos que usar todas as formas”, disse Gesner, enfatizando a importância da PPP para acelerar investimentos.

Além da ampliação da ETA Taiaçupeba, em dois anos, a parceria prevê a construção de 17,7 km de adutoras de 400 a 1.800mm, quatro reservatórios com capacidade total de 70 milhões de litros, tratamento e disposição final de lodo dos decantadores e manutenção eletromecânica, de barragens e serviços auxiliares de adução e entrega. O contrato da PPP tem duração total de 15 anos.

Da Secretaria de Saneamento e Energia / Sabesp