Ampliação do Serviço de Endoscopia do HC acaba com a fila de espera

Organização Mundial de Endoscopia Digestiva certificou o serviço como Centro de Excelência Mundial em Endoscopia

sáb, 02/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Com aumento de 50% na sua capacidade de atendimento, o Serviço de Endoscopia do Hospital das Clínicas (HC) acabou com a fila de espera. Agora são realizados 160 exames por dia (3,2 mil por mês). Esse número insere o HC na liderança do ranking da rede pública de saúde nacional, com reconhecimento internacional. Para alcançar esse índice, a unidade foi ampliada e modernizada. Agora, todos os procedimentos são realizados num mesmo setor, aumentando os serviços oferecidos à população do Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames permitem diagnóstico e terapêutica avançados.

Os modernos procedimentos do HC, aliados ao ensino e publicação de trabalhos de excelência na especialidade, foram reconhecidos internacionalmente. A Organização Mundial de Endoscopia Digestiva (Omed) certificou o serviço como Centro de Excelência Mundial em Endoscopia. Apenas 18 países no mundo receberam esse título, cuja placa alusiva foi entregue em Londres, no final do mês passado, durante a Semana Europeia do Aparelho Digestivo.

O Serviço de Endoscopia atende pacientes em tratamento no HC, encaminhados pela Secretaria da Saúde e referendados por outras instituições do Brasil. Muitos dos exames são realizados exclusivamente no Instituto Central do HC. É o caso da utrassonografia endoscópica que possibilita diagnosticar e planejar o tratamento da lesão (estadiamento). O câncer restrito à mucosa, por exemplo, pode ser removido pela técnica de dissecção endoscópica da submucosa, descartando, com isso, a cirurgia convencional.

Menos complicação 

Segundo o médico Eduardo Moura, diretor de serviço, a técnica permite a retirada do tumor de forma rápida e menos invasiva, com baixos índices de complicações. “O impacto social e financeiro é grande. Reduz riscos e custos hospitalares próprios de procedimento cirúrgico. O paciente chega como se fosse fazer uma endoscopia e sai curado de um câncer”, explica.

O Serviço de Endoscopia do Departamento de Gastroenterologia do HC da Faculdade de Medicina da USP oferece ainda outros dois exames considerados refinados e pouco encontrados na rede pública de saúde: a colangiopancreatografia, indicada para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal. E a enteroscopia de duplo ou balão único, exame endoscópico do intestino delgado que admite pesquisar as várias doenças do segmento, em especial no esclarecimento de quadros de sangramentos obscuros.

Da Agência Imprensa Oficial e do Hospital das Clínicas