Amparo e Monte Alegre do Sul ganham postos do Acessa SP

Programa de inclusão digital cobre mais de 80% dos municípios da região administrativa de Campinas

seg, 07/06/2010 - 18h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro, inaugurou na quarta-feira, 2, os primeiros postos de inclusão digital do Acessa São Paulo nos municípios de Amparo e de Monte Alegre do Sul.

A unidade do Acessa SP de Amparo possui dez computadores e tem capacidade para realizar 3.200 atendimentos por mês. Em Monte Alegre do Sul, são seis computadores disponíveis para o uso da população. A sala tem capacidade para prestar 1.800 atendimentos mensais. Cada posto dispõe de monitores para auxiliar os usuários.  

Com a abertura das duas novas unidades, o Programa Acessa São Paulo passa a cobrir 81% da Região Administrativa de Campinas. Dos 82 postos em funcionamento na região, 48 (58%) foram abertos a partir de 2007, dentro do Plano de Expansão do programa de inclusão digital do governo de São Paulo. As unidades estão presentes em 73 municípios. Ainda em 2010, serão entregues mais quatro postos na região, nos municípios de Socorro, Santa Maria da Serra, Brotas e Águas da Prata.

“O Acessa SP é um programa fundamental no estado de São Paulo, pois atende principalmente ao público jovem e de baixa renda. Por esta razão, o governo paulista investe na ampliação do atendimento do programa”, afirma o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu a marca de 45,7 milhões de atendimentos realizados desde a sua fundação, em 2000. Ao todo, são 601 postos em funcionamento em 529 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem acesso gratuito à internet banda larga por um período de 30 minutos. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta retirar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Perfil dos usuários 

A pesquisa Ponline, realizada anualmente, avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP a partir de questionários respondidos online. Os dados da pesquisa realizada em outubro de 2009 foram divulgados no dia 1º de junho. As entrevistas foram realizadas junto a 9.023 usuários de todas as regiões do Estado.

A nova pesquisa mostra que 69% dos cidadãos que vão aos postos têm até 24 anos. Foi registrado um aumento de três pontos percentuais de acessos aos computadores do programa por jovens com idades entre 11 e 14 anos, subindo de 21% para 24%, na comparação entre 2008 e 2009.

A renda familiar mensal de 68% dos usuários é de até dois salários mínimos. Mais da metade dos participantes, 66%, não têm computador em casa. No entanto, 69% têm o hábito de navegar na internet no tempo livre e 53% dos respondentes utilizam os postos do Acessa SP mais de três vezes por semana.

Sobre o impacto da Internet na vida dos cidadãos, a pesquisa aponta que a rede é a principal fonte de informação para 81% dos respondentes. Para 72% dos entrevistados, a rede deu a oportunidade de conhecer novos amigos e 88% encontram diversão na web. O acesso à Internet melhorou a vida pessoal de 72% e a situação financeira de 39% dos participantes. Entre os respondentes, 78% têm mais facilidade de aprender pela rede, enquanto, 58% cuidam melhor da sua saúde a partir das informações de sites.

Serviço

Acessa SP Amparo
Nº de computadores: dez
Capacidade de Atendimento: 3.200/mês
Endereço: Praça Nelson José Urbano, 11 – Distrito de Três Pontes
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Acessa SP Monte Alegre do Sul
Nº de computadores: seis
Capacidade de Atendimento: 1.800/mês
Endereço: Rua Deputado Narciso Peroni, 361 – Distrito das Mostardas
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Da Secretaria de Gestão Pública