AMEs ampliam atendimento aos sábados a partir desta semana

Expansão será em 10 unidades localizadas na capital, Grande São Paulo, litoral e interior do Estado, que vão realizar consultas e exames

ter, 01/10/2013 - 12h56 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, vai expandir o atendimento dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) aos sábados. Serão dez unidades que farão consultas e exames a partir de 5 de outubro.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A ação foi feita com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento de exames e de consultas aos pacientes e, diante de um estudo que avaliou as principais unidades, foram escolhidas as AMEs de Heliópolis na Capital, Carapicuíba na Grande São Paulo, Caraguatatuba, Praia Grande e Santos no litoral, além de Bauru, Franca, Jundiaí, Presidente Prudente e São José do Rio Preto no interior do Estado.

LEIA TAMBÉM
Conheça o modelo inédito de hospitais de cuidados prolongados para idosos

“Nós faremos mais 4.800 consultas/mês a mais só aos sábados, além de mais 500 consultas não médicas, 4.500 exames diagnósticos e 230 cirurgias a mais”, explicou Alckmin. Ao todo, as dez unidades que passarão a prestar atendimento aos sábados têm média mensal de 81,4 mil consultas médicas, 24,9 mil consultas não médicas, 4,6 mil cirurgias e 16,8 mil exames.

As AMEs vão atender oito horas por dia a cada sábado, sendo que o horário de abertura vai variar de acordo com cada unidade, às 7h ou às 8h. A grade de serviços também dependerá de cada ambulatório e poderá incluir tanto consultas médicas quanto não médicas, assim como exames diagnósticos e pequenas cirurgias. “Isso vai facilitar a vida das pessoas dar mais resolutividade às unidades básicas, ao atendimento primário e alivia os hospitais”, disse o governador.

A definição dos tipos de serviços e especialidades de consultas médicas e não médicas que serão oferecidas por cada unidade foi estabelecida de acordo com levantamentos realizados pra Secretaria da Saúde em relação às principais demandas de cada região.

Do Portal do Governo do Estado