AMEs agilizam diagnóstico e tratamento de pacientes

Em todo o Estado já são 48 Ambulatórios Médicos de Especialidades; meta até 2014 é chegar a 55 unidades

ter, 22/01/2013 - 19h05 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo conta com 48 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), unidades da Secretaria da Saúde que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local. A meta do Governo é ter 55 unidades em funcionamento até 2014.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A proposta do AME é agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, desafogando os hospitais gerais, que poderão se dedicar ao atendimento de urgências e emergências e à realização de cirurgias mais complexas. “A população pode contar com um ambulatório que disponibiliza, em um mesmo local, consultas médicas e não médicas, além de modernos equipamentos para exames”, afirma o secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Dos 48 AMEs em funcionamento, 12 iniciaram suas atividades entre 2011 e 2012, nos municípios de Franca, Promissão, Barretos, Salto, São João da Boa Vista, Mauá, Mogi das Cruzes, Taboão da Serra, Jundiaí, Fernandópolis, Catanduva e Ituverava. As novas unidades somam à rede uma capacidade instalada de aproximadamente um milhão de consultas anuais e mais 2,5 milhões de exames laboratoriais e de apoio diagnóstico para a população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde).

Com atendimento regionalizado, a marcação de consultas nos AMEs é feita pelas Unidades Básicas de Saúde municipais por meio de um sistema online, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente. O valor de custeio dos ambulatórios varia conforme o porte da unidade, bem como os serviços nela ativado. Em média, o valor é de R$ 10 milhões anuais por ambulatório.

Do Portal do Governo do Estado