Americana é destaque no turismo regional

Município é referência na região para compras de roupas e eventos como a Festa do Peão Boiadeiro e o Roteiro de Buteco

qui, 07/03/2013 - 10h03 | Do Portal do Governo

Distante 129 km de São Paulo, próximo a Campinas, está Americana, cidade de 138 anos e população estimada em 212 mil habitantes. O município é referência para o turismo regional, especialmente por três motivos: sua vocação comercial, a Festa do Peão Boiadeiro e o Roteiro de Buteco.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Historicamente conhecida como Princesa Tecelã, por abrigar diversas tecelagens, Americana recebe inúmeros visitantes diariamente em busca de roupas e tecidos. O marco da vocação para a indústria têxtil é a Fábrica de Tecidos Carioba, considerada berço da industrialização de Americana. Ao redor da fábrica formou-se o bairro Carioba, que por várias décadas foi o centro da atividade têxtil que depois se irradiou para a Vila Americana. O nome da cidade é uma herança da imigração americana após a Guerra Civil nos Estados Unidos.

Pontos turísticos

Quem vai fazer compras pode conhecer os principais pontos turísticos americanenses, como as matrizes nova e velha de Santo Antonio, padroeiro da cidade. A matriz velha é do final do século 19, construída em estilo barroco por imigrantes italianos. Já a nova, em estilo neoclássico, impressiona pela imponência: mede 22 metros de altura em 80 metros de comprimento, com 30 metros de largura.

O Zoo Americana e o Jardim Botânico são opções para quem gosta de estar próximo da natureza. O zoológico possui 500 animais, entre répteis, aves e mamíferos, totalizando mais de 100 espécies diferentes e recebe em média 500 mil visitantes por ano. O Jardim Botânico possui 8.500 mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas e é frequentado por famílias e adeptos de corrida e caminhada.

A Avenida Brasil assume o papel de cartão-postal da cidade. Localizada na área central, possui majestosas palmeiras-imperiais e é prestigiada por todos os americanenses. Totalmente revitalizada, a via abriga bares e restaurantes com vasta programação musical e gastronômica. Corredor de acesso ao Zoo Americana, a avenida é frequentemente utilizada para a prática de caminhadas, corridas ou pedaladas.

Eventos

Grandes eventos atraem inúmeros visitantes para Americana, especialmente das cidades da região. Um dos principais é a Festa do Peão Boiadeiro, promovida pelo CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana) no mês de junho. O evento completa 27 anos em 2013 e reúne em torno de 350 mil visitantes em dez dias de programação. A festa recebe os principais peões do país e grandes nomes da música se apresentam na arena de shows.

Outro destaque da agenda americanense é o Roteiro de Buteco, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O festival gastronômico tem duas versões no ano, inverno e verão, que acontecem no final do primeiro semestre e no final do segundo. A proposta é descobrir os melhores peticos dos butecos da cidade. O encerramento é marcado pela premiação dos melhores bares – e seus pratos concorrentes – e garçons.

O Café Caipira é mais um atrativo cultural da cidade. Realizado na Casa de Cultura Hermann Muller Carioba, o evento faz o resgate e lembra a cultura caipira do povo do interior do Estado de São Paulo. O projeto trabalha a cultura de raiz, no intuito de manter viva a tradição caipira da região.

Do Portal do Governo do Estado