Amendoim: programa cultivo e pesquisas para melhoria do grão

O Estado de São Paulo é o maior produtor nacional do grão

qua, 04/02/2009 - 17h03 | Do Portal do Governo

As novidades e os projetos do Programa Pesquisa de Amendoim, desenvolvido no Estado, serão apresentados no “Dia de Campo sobre Melhoramento Genético e Desenvolvimento de Cultivares de Amendoim” que o Pólo Regional do Centro Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e o Instituto Agronômico (IAC/Apta), ambos pertencentes à Secretaria de Agricultura de Abastecimento, realizarão no próximo dia 6 de fevereiro (sexta-feira), em Pindorama, a partir das 8 horas.

Produtores, empresas do setor e outros interessados terão a oportunidade de conhecer as novas cultivares de amendoim IAC 503 e IAC 505 que, além de altamente produtivas, possuem maior teor de ácido oleico em seus grãos. O pesquisador do IAC, Ignácio José de Godoy, explica que esse ácido propicia maior durabilidade ao amendoim e seus derivados.

O pesquisador acrescenta que o aumento do teor de acido oleico beneficia a qualidade nutricional do amendoim. “Uma dieta rica desse ácido (oleico), no ser humano, ajuda a reduzir a taxa de triglicérides e aumentar o colesterol bom (HDL)”, diz.

Além das novas cultivares, serão apresentadas as principais pesquisas em melhoramento genético do amendoim, que utilizam técnicas naturais de hibridação e seleção para produção de grãos resistentes a pragas comuns como trips e a lagarta do pescoço vermelho, ou a doenças foliares como a mancha preta, mancha castanha e ferrugem.

A criação de cultivares de amendoim com alta resistência depende de pesquisas básicas e duradouras, explica o pesquisador Marcos Donisetti Michelotto, do Polo Regional do Centro Norte. “Essas pesquisas envolvem a procura da resistência em espécies silvestres e a sua incorporação em plantas de amendoim cultivado”.

As pesquisas básicas são desenvolvidas pelo Pólo e pelo IAC, em parceria com outras instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), com o apoio da Embrapa Macroprograma 2 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Empresas da cadeia de produção apóiam o programa de desenvolvimento de novos cultivares.

Michelotto afirma que um dos principais objetivos a serem alcançados pelo programa de pesquisa é o de melhoria de toda a cadeia de produção do amendoim, beneficiando o produtor, a indústria e o consumidor.

Sobre a cultura – Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA), o Estado de São Paulo é o maior produtor nacional do grão. Em 2008 respondeu por cerca de 80% da produção nacional (de 287 mil toneladas), número 27% maior que o da safra anterior – e por 70% do total da área plantada (12% mais). Destaques para Presidente Prudente, Marília, Lins e Dracena.

O mercado externo sinaliza a valorização do produto, enquanto no mercado interno os produtos derivados evoluem. As perspectivas para a safra paulista 2008/09 de amendoim são consideradas “animadoras”, embora a dinâmica de produção dependa também de outras variáveis, dentre elas, a disponibilidade de terras atrelada à renovação dos canaviais e de pastagens e as condições climáticas favoráveis, especialmente nas etapas de plantio e colheita.

Serviço

8h – Recepção e Inscrição

9h – Abertura oficial – pesquisador Antônio Lucio de Mello, diretor técnico do Polo Regional do Centro Norte

9h15 – Programa de Melhoramento de Amendoim – pesquisadores Alessandra Pereira Fávero, da Embrapa, e Marcos Donisete Michelotto, do Polo Regional do Centro Norte

10h – Programa de Melhoramento de Amendoim – Parceira IAC e empresas da cadeia de produção do amendoim – pesquisador Ignácio José de Godoy, do IAC

11h – Espaço Técnico de patrocinadores

12h – Apresentação dos cultivares de amendoim “alto oleico” IAC 503 e IAC 505 -pesquisador Ignácio José de Godoy , do IAC

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento