AME tem programa de saúde que incentiva filhos a cuidarem dos pais

Programa 'Filho que Ama Leva o Pai ao AME' já realizou mais de 60 mil consultas; 26 mil homens foram beneficiados

dom, 09/08/2015 - 8h15 | Do Portal do Governo

Falta de tempo, certo desleixo e boas doses de preconceito estão entre causas que afastam o público masculino dos consultórios médicos. Isso impede a realização de exames preventivos e contribui para a descoberta de doenças tardiamente. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde lançou o programa “Filho que Ama Leva o Pai ao AME”, com a proposta de estimular a prevenção entre eles por meio do apoio dos filhos.

A iniciativa tem dado certo. Desde março de 2014 mais de 60 mil consultas foram realizadas e aproximadamente 26 mil homens já foram beneficiados.

Aristeu Pereira da Silva, de 65 anos, morador da comunidade de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, é um deles. Depois do empurrãozinho da filha mais velha, Sueli, ele se consultou no AME Barradas, que fica na região. Após a primeira avaliação, descobriu um câncer de próstata, levando-o  a realizar uma bateria de exames. Há uma semana, Aristeu iniciou as sessões de radioterapia.

“Fui relaxado. Ela [Sueli] sempre mandou eu ir ao médico mas não fui”, reconhece. “Tinha feito os exames de próstata uma vez e era para ter voltado em 6 meses, mas abandonei”.

Devido ao “relapso”, a filha Sueli tomou a iniciativa de cadastrar o pai no programa. “Sempre me preocupei com isso, afinal, pai a gente só tem um na vida e se a gente não cuidar enquanto tem, depois não vale mais” (veja mais sobre a história de Aristeu no VÍDEO ao lado).

Mais atenção
Segundo o superintendente do AME Barradas, doutor Paulo Quintaes, além do paciente Aristeu, outros nove também foram diagnosticados com câncer de próstata em um ano nessa mesma unidade. “Gostaria de sensibilizar os filhos e mostrar a importância da prevenção”, afirma. “Diferentemente das mulheres, os homens não estimulam os filhos a se cuidar e é isso que queremos mudar”

Sueli não tem dúvida de que a dedicação dada ao pai tem valor imensurável. “Se não posso ajudar na parte financeira, não tem problema”, diz. “O que importa nesse momento não é o dinheiro, mas sim o abraço que dou nele. Só de você estar presente e ter uma pessoa que te acompanha, já é tudo”.

Projeto
O programa “Filho que AMA leva o pai ao AME [Ambulatório Médico de Especialidades]”, oferece exames médicos gratuitos todos os sábados para homens a partir dos 50 anos. Não é necessário o encaminhamento para realizar os exames preventivos e consultas nas áreas de cardiologia e urologia.

É possível encontrar atendimento em uma das 25 unidades AMEs na capital, Região Metropolitana, do interior e litoral. Para fazer o exame, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais. 

Do Portal do Governo do Estado