AME Psiquiatria: depressão e ansiedade atinge maioria dos pacientes

Serviço estadual na zona norte da capital já atendeu mais de 18 mil pacientes desde sua inauguração, em 2010

ter, 13/10/2015 - 12h08 | Do Portal do Governo

Levantamento feito no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), na zona norte da capital paulista, revelou que 58,3% dos pacientes atendidos no local têm sintomas de ansiedade (29,4%) ou depressão (28,9%).

Os demais atendimentos ocorrem por transtornos psicóticos (9,7%), mentais orgânicos (6,4%), como demência, e decorrentes do uso e abuso de substâncias (5,9%), por exemplo.

“A saúde mental não é algo fácil de definir, pois está relacionada a uma variedade de coisas, todas ligadas ao bem-estar, mas que leva em conta o meio e a cultura onde o indivíduo está inserido, que influenciam seu quadro”, explica a psiquiatra Denise Amino, diretora da unidade.

Desde sua inauguração, em agosto de 2010, o AME Psiquiatria já atendeu aproximadamente 18 mil pacientes, realizando, em média, 5.700 atendimentos por mês.

Atualmente, a unidade conta com cerca de 4.000 pacientes em tratamento, em cinco linhas de cuidado – transtornos afetivos e de ansiedade (52%), psiquiatria geriátrica (19%), transtornos psicóticos e esquizofrenia (11%), psiquiatria da infância e adolescência (10%) e transtornos ligados ao uso de álcool e outras drogas (8%).

Tratamentos
O AME Psiquiatria oferece atendimentos psicológico, psiquiátrico, de terapia ocupacional, enfermagem e serviço social, para pacientes com encaminhamento. A equipe do ambulatório utiliza o modelo de Gerenciamento de Caso Eletrônico, que permite um acompanhamento mais eficaz dos pacientes. Com isso, a adesão ao tratamento chegou, em média, a 80% em 2013. Segundo a literatura médica, a adesão a tratamentos similares aos oferecidos no AME é de 60%.

Os transtornos mentais afetam, em algum momento da vida, uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Dados indicam que, até 2030, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação por doença em países de renda média e a terceira maior em países de baixa renda.

SERVIÇO:
AME de Psiquiatria
Endereço: Dra. Jandira Masur Avenida Guilherme Cotching, 1.600 Vila Maria – São Paulo/SP
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Do Portal do Governo do Estado