AME de Araçatuba fará 259 mil consultas por ano

Ambulatório atenderá população de 25 municípios oferecendo consultas com especialistas e exames em um só local

seg, 05/07/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Araçatuba recebeu oficialmente nesta segunda-feira, 5, o 31º Ambulatório Médico de Especialidades do Estado. A unidade será referência para uma população de quase 506 mil habitantes, atendendo a 25 municípios da região. Quando estiver em plena capacidade, o ambulatório poderá realizar até 199 mil consultas médicas, 60 mil consultas não médicas (psicólogos, enfermeiros e nutricionistas), 72 mil sessões de fisioterapia e 468 mil exames de apoio diagnóstico. A unidade, com 2.683 m², teve um investimento total de implantação de R$ 6,2 milhões, entre obras e equipamentos.

O AME Araçatuba terá atendimento em 26 especialidades médicas, como cardiologia, cirurgia vascular, neurologia e cirurgia geral. São 18 tipos de exames de apoio diagnóstico, como eletroencefalograma, eletroneuromiografia, mamografia, ultra-som e endoscopias, entre outros (ver quadro completo abaixo).

“Araçatuba ganha um modelo de atendimento ambulatorial moderno, que agiliza o diagnóstico e evita que as pessoas tenham que ir de um lugar para outro para fazer consultas e exames. É um grande avanço para a saúde de toda a região”, afirma o secretário da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

A unidade fica na Rua José Bonifácio, ao lado da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os pacientes deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Especialidades Médicas

Acupuntura (1/3 consultas; 2/3 procedimentos), Alergologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia infantil, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia*, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia infantil, Obstetrícia (alto risco), Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia, Urologia.

Serviço de apoio diagnóstico

Audiometria/Impedanciometria, Cistoscopia, Colposcopia, Densitometria, Eletrocardiograma, Ecocardiografia/Ultra-sonografia, Endoscopia Digital Alta, Broncoscopia, Endoscopia (colonoscopia), Eletroencefalografia, Eletroneuromiografia, Espirometria, Holter, MAPA, Mamografia, Nasofibroscopia, Radiologia simples, Teste Ergométrico, Urodinâmica.

Sobre os AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, conseqüentemente, desafogando os hospitais. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde