Ambulatório de Especialidades em Pedreira ganha reforma e ampliação

É a primeira unidade pública do tipo no Brasil a ter qualidade ISO 9001, obtida em outubro do ano passado

sáb, 03/03/2007 - 14h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde concluiu a reforma e ampliação do Ambulatório de Especialidades do Jardim dos Prados, que pertence ao Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da capital. Embora próximas, ambas unidades têm endereço próprio. A partir de agora, o ambulatório poderá fazer 25 mil atendimentos por mês, incluindo consultas e exames. Em 2005, este número era de 16 mil ao mês e no ano passado ficou em 20,8 mil.

A unidade servirá também como referência para futuras obras do gênero, pois a secretaria pretende instalar (por construção, reforma ou ampliação) outras 20 no Estado nos próximos quatro anos. Para 2007, estão previstas as entregas de dois destes ambulatórios, um em Santos outro em Votuporanga.

O Jardim dos Prados dispõe de 13 especialidades, como dermatologia, neurologia, endocrinologia, oftalmologia e cardiologia. Conta com 85 médicos e 120 funcionários, que atendem pessoas de outros bairros próximos, a exemplo de Cidade Ademar e Campo Grande. Os pacientes, atendidos pelo SUS, são enviados por unidades básicas de saúde dos bairros. O ambulatório tem 25 unidades básicas cadastradas.

Há também serviços como fisioterapia, psicologia clínica, fonoaudiologia, densitometria óssea, audiometria, teste ergométrico, holter, eletrocardiografia, eletroencefalografia, cardiotocografia, ultra-som, mamografia e prova de função pulmonar.

Com a ampliação, o ambulatório de Pedreira quatro novos tipos de atendimento: teste urodinâmico para pacientes internos da clínica de ginecologia, otoneurológico (pacientes internos e rede básica), dois novos consultórios médicos e o Centro de Convivência para os funcionários.

Também foram ampliadas as salas de ultra-sonografia, pequenas cirurgias, curativos, postos de enfermagem e  de coleta de exames e as áreas de fisioterapia e recepções. O investimento da Secretaria da Saúde ficou em torno de R$ 1 milhão e serão necessário outros R$ 700 mil mensais para manutenção.

De acordo com informações da secretaria, o ambulatório de Pedreira é o primeiro do setor público no País a contar com a qualidade ISO 9001, obtida em outubro do ano passado. O processo de certificação da durou 10 meses e esteve a cargo da BRTÜV, empresa de origem alemã especializada em avaliações de qualidade. O certificado foi validado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O Hospital Geral de Pedreira, bem como o ambulatório, faz parte do programa da Secretaria de Saúde denominado Organização Social. O governo do Estado libera verbas e uma ONG administra o funcionamento da unidade de saúde. Em Pedreira, a organização responsável é a Associação Congregação de Santa Catarina.

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

● Ambulatório de Especialidades Jardim dos Prados

Rua Sant’ana, 275 – Altura do número 2.000 da Avenida Nossa Senhora do Sabará, Pedreira

Telefone: 5633-2466

● Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251

Telefone: 5613-5900