Ambiente: Xico Graziano recebe o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Trabalhar pela diminuição do lixo urbano, da supressão de vegetação natural e da poluição do ar serão prioridades da sua gestão

ter, 02/01/2007 - 19h00 | Do Portal do Governo

 Trabalhar pela diminuição do lixo urbano, da supressão de vegetação natural e da poluição do ar serão as três prioridades da  gestão do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Xico Graziano. Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (02/01), na sede da Secretaria, com a presença de autoridades, familiares e amigos, entre outros, o novo secretário recebeu o cargo do professor José Goldemberg. “Trabalharemos com tolerância zero nestas questões e os especuladores e gigolôs da terra que se cuidem”, afirmou Graziano.

Engenheiro agrônomo, Mestre em Economia Agrária e Doutor em Administração, tendo sido  deputado federal, secretário de Agricultura de São Paulo, presidente do Incra e chefe do Gabinete Pessoal do presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu discurso de posse hoje, Graziano informou ter recebido, do governador José Serra, orientação para radicalizar a agenda ambiental do Estado, “somando a agenda verde e a agenda azul, o que torna a tarefa mais complexa, agora que incorporamos à pasta o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica)”.

Como exemplo, o secretário citou não concordar “com o prazo de 30 anos dado pelo Ministério Público Estadual à Prefeitura de Guarulhos, para que trate 100% do esgoto do município, antes de despejá-lo no Rio Tietê. O município é, atualmente, o maior poluidor do rio na região metropolitana”. 

“Mas, se  perguntarem qual será a máxima das prioridades em minha gestão, responderei que será a educação ambiental. Essa será a obsessão dos funcionários da Secretaria. Minha gestão será dedicada às crianças, pois elas espelham o futuro. Essa é a maior responsabilidade, garantir às novas gerações um mundo limpo, verde, azul, equilibrado. Esse é o sentido último do desenvolvimento sustentável”, enfatizou Graziano.  

O secretário informou, ainda, que a sua primeira saída será feita junto com o secretário do Verde e do Meio Ambiente da capital, Eduardo Jorge, para visitar a região da represa Guarapiranga e conhecer de perto o grave problema da ocupação desordenada em área de proteção de mananciais.

A cerimônia de posse foi prestigiada, entre outros, pelos secretários estaduais João Sampaio Filho, da Agricultura e Abastecimento, e Maria Lúcia Vasconcelos, da Educação, além de prefeitos, empresários, promotores e representantes da Polícia Ambiental e da FIESP, assim como usineiros, representantes de ONGs, comitês de bacias, sindicatos, cooperativas, fundações e institutos ligados à área ambiental e agrícola.

Da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos