Ambiente: Policiais ambientais participam de curso sobre fisionomia e identificação de vegetação

Entre os temas estudados, introdução ao estudo da flora com fundamentos em botânica e principais espécies de vegetação

sex, 07/07/2006 - 19h30 | Do Portal do Governo

O 3º Batalhão de Polícia Ambiental realizou, no último mês, o Curso de Fisionomia e Identificação de Vegetação, para promover o aprimoramento técnico dos policiais ambientais de todo o Estado de São Paulo, que atuam na fiscalização e proteção do meio ambiente.

As atividades foram realizadas na área da 4ª Companhia de Polícia Ambiental, no Vale do Paraíba, com a participação de 19 policiais militares, que assistiram às aulas ministradas por um corpo docente composto por doutores, mestres e pós-graduados, com reconhecida qualificação na área ambiental. São eles: Paulo Valadares, da Fundação Florestal; Suely Nicolau e José Roberto, do Centro de Monitoramento da Serra Itapety; e Fabrício Rodrigues, Anésio Dias e Giordano Bruno, do Instituto Florestal; capitães PM Amaury Kruel e Marcos Simanovic, tenente Rodrigo Dourado e sargento PM Henrique Cardoso, da Polícia Militar Ambiental; e Celso Machado, do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN.

O conteúdo do curso, bastante amplo, passou por temas como introdução ao estudo da flora com fundamentos em botânica, noções sobre morfologia e principais espécies de vegetação, dendrologia, dasonomia, dasometria, perícias ambientais e avaliação de áreas degradadas, técnicas de identificação e tipificação de vegetação de campos de altitude, e matas de araucária, de cerrado, de planalto, restingas e manguezais, além de técnicas de fiscalização ambiental com ênfase à topografia, cálculos e medidas e uso de equipamentos.

Os alunos realizaram atividades teóricas e práticas nas cidades de Taubaté, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, tendo contato direto com espécies de todas as formações de vegetação existentes no Estado de São Paulo.

Como trabalho de conclusão de curso, o grupo optou pela produção científica de um livro sobre tipificação e identificação de vegetação nativa paulista, com registro fotográfico das diversas espécies vegetais previstas na legislação pertinente e presentes nos estágios de regeneração de Mata Atlântica. O trabalho constituirá uma importante ferramenta para auxiliar os técnicos da área de meio ambiente no exercício de suas atividades relacionadas à flora.

Marcos de Castro Simanovic, capitão PM Comandante da 4ª Companhia de Polícia Ambiental – Vale do Paraíba